O conceito de ponto de cultura que desafia nossa imaginação
dc.contributor.advisor | Azevêdo, Ariston | pt_BR |
dc.contributor.author | Sá, Karen Ann Câmara Bezerra | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-06-02T03:33:17Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2016 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/209978 | pt_BR |
dc.description.abstract | O tema central desta tese é a análise do conceito de ponto de cultura. Para desenvolvê-lo, alicerçamos o estudo em uma tríade conceitual que inclui o ponto de cultura, propriamente, o trabalho vivo e o mercado de singularidades, que remetem, estruturalmente, aos seus três eixos fundamentais. No primeiro eixo, fundador e articulador de toda a tese, realiza-se uma digressão histórica e crítica da noção de ponto de cultura levada a termo pelo Ministério da Cultura na primeira gestão do ministro Gilberto Gil. É desse quadro extenso de referência que emerge a tese defendida nesta investigação − a de que o ponto de cultura implicou uma política cultural antiga, atualizada dentro das novas bases de funcionamento da lógica do capitalismo pós-fordista. Outro enunciado complementar desta tese é o de que essa política reflete a estratégia global de reorientação do papel da cultura na economia mundial. Esse percurso primeiro da pesquisa levou-nos a conceber como nosso objetivo principal as possibilidades do nascimento de um novo conceito de ponto de cultura, capaz de resgatar o que havia de novo em sua gênese e de, ao mesmo tempo, acrescentar-lhe novos rumos. É com essa finalidade que convocamos para compor, em adicional, a estrutura da tese os eixos trabalho vivo e mercado de singularidades, que foram combinados com elementos propositivos das experiências artísticas (do espetáculo A Geografia Popular do Rio de Janeiro, do grupo de Teatro Tá Na Rua, do filme Branco sai, preto fica, do diretor Adirley Queirós e da prática da Rabeca, ilustrada a partir de um conjunto de autores pesquisadores desse instrumento musical) para desenvolver o conceito de ponto de cultura. Adotamos, formalmente, as categorias trabalho vivo e mercado de singularidades, bem como os processos artísticos como uma espécie de ressonância, de vibração, de fonte de inspiração, com o intuito de que cada um, a partir do modo como nos apropriamos deles, pudesse devolver a vivacidade do conceito imprimindo-lhe um novo significado que o coloque como um ponto vivo. | pt_BR |
dc.description.abstract | The central theme of this thesis is the analysis of the point of culture conceptual. To develop this we based the study on a conceptual triad that includes the point of culture, itself, the live works and a market of singularities that refer structurally to its three fundamental axes. In the first axis, the founder and articulator of the entire thesis, is a historic digression and criticism of the notion of point of culture taken from the term used by the Culture Ministry during the first administration of the Minister Gilberto Gil. From this extensive reference area emerges the thesis defended in this investigation – that the point of culture implies a political rhetoric, being nothing more than an ancient political culture, updated within the new functioning bases of post-Fordism capitalistic logic. Another announced complement of this thesis is that this policy reflects the global strategy of the reorientation of the cultural role in world economy. This first precursor of the research led us to conceive as our principal objective the possibilities of the birth of a new concept of the point of culture, able to rescue what was new in its genesis and at the same time add new pathways. It is with this finality that we convoke, to be part of, and in addition to the structure of the thesis, live works and singularities of the market, that were combined with propositive elements of artistic experiences (the performance A Geografia Popular do Rio de Janeiro, of the group Teatro Tá Na Rua, the film Branco sai, preto fica, of the director Adirley Queirós and the practice of Rabeca, illustrated by a group of researching authors of this musical instrument) to develop the concept of the point of culture). We adopted, formally, as categories, live works and singularity of the market, as well as the artistic processes as a type of resonance, vibration, fountain of inspiration, with the intuition of each, and how we appropriated them. This could give back the vivacity of the concept, imprinting a new significance that restores it as a living point. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Conceptual | en |
dc.subject | Cultura | pt_BR |
dc.subject | Política cultural | pt_BR |
dc.subject | Singularities of the market | en |
dc.subject | Live work | en |
dc.subject | Point of culture | en |
dc.title | O conceito de ponto de cultura que desafia nossa imaginação | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001015393 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Administração | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Administração | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2016 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
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