Práticas e aprendizagens da Viola de Dez Cordas no Rio Grande do Sul
Ver
Fecha
2019Autor
Nivel académico
Doctorado
Tipo
Materia
Resumo
Esta pesquisa objetiva compreender as práticas e aprendizagens da viola de dez cordas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século XX e início do século XXI. Como objetivos específicos, buscou-se relatar a presença da viola de dez cordas no estado e esclarecer quais foram os critérios dos músicos para a escolha da viola, identificar as formas de contato com o instrumento, compreender como ocorrem a transmissão e a apropriação do conhecimento musical na viola de dez cordas, identificar as pr ...
Esta pesquisa objetiva compreender as práticas e aprendizagens da viola de dez cordas no Rio Grande do Sul na segunda metade do século XX e início do século XXI. Como objetivos específicos, buscou-se relatar a presença da viola de dez cordas no estado e esclarecer quais foram os critérios dos músicos para a escolha da viola, identificar as formas de contato com o instrumento, compreender como ocorrem a transmissão e a apropriação do conhecimento musical na viola de dez cordas, identificar as práticas musicais dos violeiros e compreender o ensino e divulgação do instrumento na região. A metodologia adotada foi o estudo de caso. Entre as técnicas de coleta de dados foram utilizadas a entrevista, cadernos de campo, análise de matérias disponíveis na imprensa, na internet e em redes sociais sobre os violeiros e a viola no estado gaúcho, sendo que foram entrevistados dez violeiros locais. Os resultados da pesquisa indicam que os violeiros gaúchos entrevistados tiveram contato com a viola e sua música na infância e adolescência. E a partir deste contato decidem tocar viola posteriormente. A aprendizagem do instrumento pelos violeiros ocorre de diferentes formas, através de professores, violeiros com maior experiência, mídias, sociabilidade, exploração do instrumento autodidatismo e aprendizado em rede. As práticas musicais dos violeiros perpassam pelo repertório da música gaúcha, sertaneja, arranjos, composições, fusões e hibridismos de ritmos e gêneros musicais. Identificamos ainda que o ensino e divulgação do instrumento pelos violeiros ocorre de diferentes formas. A partir da divulgação dos seus trabalhos como músicos e professores, os violeiros colaboram para a difusão, divulgação, ensino e aprendizagem da viola de dez cordas e ainda para a construção da identidade da viola e do violeiro no estado do Rio Grande do Sul. ...
Abstract
This research aims to understand the brazilian ten-string viola practices and learning in Rio Grande do Sul, at the early 21st century. The specific objectives were to report the presence of brazilian ten-string guitar in Rio Grande do Sul, as well as clarify what were the musicians choice criteria to play the guitar, identify the ways of contact with the instrument; understand how the musical knowledge transmission and appropriation occurs with the brazilian ten-string guitar, identify the int ...
This research aims to understand the brazilian ten-string viola practices and learning in Rio Grande do Sul, at the early 21st century. The specific objectives were to report the presence of brazilian ten-string guitar in Rio Grande do Sul, as well as clarify what were the musicians choice criteria to play the guitar, identify the ways of contact with the instrument; understand how the musical knowledge transmission and appropriation occurs with the brazilian ten-string guitar, identify the interviewed viola players musical practice and understand the teaching and dissemination of the instrument at the State. The adopted methodology was the case study. The data collection technique used was the interview, articles available in the press, at the Internet and on social networks analysis concerning viola players and about the viola at Rio Grande do Sul as well as ten gaucho ten-strings viola players were interviewed. The survey results indicate that the interviewed gaucho viola players have had contact with the viola and its music in childhood and adolescence. And from this contact on they decided to play the viola. Players learn the instrument in different ways through teachers experienced brazilian viola players, media, sociability, instrument exploration, self-learning and network learning. The brazilian ten-string viola musical practices permeate the gaucho´s repertoire, country music, fusion and hybridism between rhythms and musical genres, arrangements and compositions. We also identified that the instrument teaching occurs throughout different forms. From the dissemination of their work as musicians and teachers, the brazilian ten-string viola players collaborate for the ten string guitar outspreding, teaching and learning and also contributes to ten-string and guitar player identity construction at Rio Grande do Sul. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Artes. Programa de Pós-Graduação em Música.
Colecciones
-
Lingüística, Letras y Artes (2877)Música (414)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License