Show simple item record

dc.contributor.advisorHaffner, Jacqueline Angélica Hernándezpt_BR
dc.contributor.authorViana, André Lucianopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-30T03:37:40Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/209944pt_BR
dc.description.abstractO objetivo geral deste estudo é compreender as estratégias de internacionalização das sociedades cooperativas agropecuárias brasileiras. A investigação reconhece a relevância desse setor na esfera socioeconômica do país e, como hipótese geral, a pesquisa busca confirmar que, por meio da internacionalização do cooperativismo, o setor agropecuário brasileiro é capaz de valorizar-se e qualificar-se e assim, contribuir significativamente com as estratégias competitivas nacionais, na busca de um meio alternativo de geração de renda, que ofereça um modelo diferenciado de cooperação econômica entre o Brasil e os demais mercados. Como procedimentos metodológicos de pesquisa, a abordagem classifica-se como aplicada e descritiva, utilizando-se de três procedimentos de coleta de dados: pesquisa bibliográfica; estudo multicaso e pesquisa documental, obtidos junto às entidades de pesquisas governamentais brasileiras e internacionais sobre o cooperativismo, correlacionados a partir de modelos teóricos de competitividade e internacionalização, e a contextualização sobre o panorama brasileiro de inserção internacional de cooperativas no período 2008-2016. Como resultados, consideraram-se duas categorias de análise: a primeira, concentra-se em dados sobre as cooperativas agropecuárias brasileiras que atendem às demandas internacionais específicas do mercado primário de commodities e estão internacionalizadas; a segunda, aponta que a atuação, a qualificação e o desenvolvimento de produtos e serviços com maior grau de inovação e a crescente preocupação com questões relacionadas à competitividade e à cooperação econômica, possibilitaria um aumento real da capacidade exportadora. Entretanto, evidenciou-se também que parte do segmento cooperativista ainda precisa desenvolver-se estrategicamente em suas operações de internacionalização e na busca por oportunidades de negócios. Conclui-se então, que a pesquisa adquire relevância no contexto contemporâneo de inserção internacional da economia brasileira, compondo um estudo setorial que abrange temáticas inter-relacionadas sobre competitividade, padrões de concorrência e fatores determinantes, assim como a relação com as principais forças e seus respectivos reflexos na possível ampliação da estratégia competitiva nacional.pt_BR
dc.description.abstractThe main objective of this study is to understand the internationalization of brazilian agricultural cooperative societies. The research recognizes the relevance of this sector in the socioeconomic sphere of the country and, as a main hypothesis, the research seeks to confirm that, through the internationalization of cooperativism, the brazilian agricultural sector is able to value and qualify and thus contribute significantly with national competitive strategies, seeking an alternative means of income generation, which offers a differentiated model of economic cooperation between Brazil and other markets. The methodological research procedures, the approach is classified as applied and descriptive, using three data collection procedures: bibliographic research; multicase study and documentary research, obtained from brazilian and international government research entities on cooperativism, correlated from theoretical models of competitiveness and internationalization, and the contextualization of the brazilian panorama of international insertion of cooperatives in the period 2008-2016. As a result, two categories of analysis were considered: the first, focuses on data on brazilian agricultural cooperatives that meet the specific international demands of the primary commodity market and are internationalized; the second, points out that the performance, qualification and development of products and services with greater degree of innovation and the growing concern with issues related to competitiveness and economic cooperation would allow a real increase in export capacity. However, it was also evident that part of the cooperative segment still needs to strategically develop in its internationalization operations and in the search for business opportunities. It is concluded, then, that the research acquires relevance in the contemporary context of international insertion of the brazilian economy, composing a sector study that covers interrelated themes on competitiveness, competition patterns and determining factors, as well as the relationship with the main forces and their reflexes on the possible expansion of the national competitive strategy.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectAgronegóciospt_BR
dc.subjectAgribusinessen
dc.subjectCooperativismopt_BR
dc.subjectCooperative societyen
dc.subjectEconomic cooperationen
dc.subjectCooperativa agropecuáriapt_BR
dc.subjectEstratégia competitivapt_BR
dc.subjectInternationalizationen
dc.subjectInternacionalizaçãopt_BR
dc.subjectBrasilpt_BR
dc.titleInternacionalização de cooperativas agropecuárias brasileiras : ampliação da estratégia competitiva nacionalpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001114802pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Estratégicos Internacionaispt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2020pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record