Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorVitelli, Celsopt_BR
dc.contributor.authorVieira, Davi Aragãopt_BR
dc.date.accessioned2020-05-30T03:37:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/209932pt_BR
dc.description.abstractNeste trabalho de conclusão de curso (TCC) efetuo uma análise das minhas vivências e reflexões no período de estágio final na Escola Estadual de Ensino Fundamental Evarista Flores da Cunha. Parti do contexto de mobilização comunitária pela preservação ambiental da região em que se localiza a escola para articular Arte e Ecologia no plano de ensino desenvolvido com as turmas que trabalhei. Circunscrevi o conjunto de aulas em torno dos artistas Félix Émile Taunay, Frans Krajcberg, Carla Filipe, Carolina Caycedo e Jorge Menna Barreto, sendo suas obras ferramentas para ponderar sobre as possibilidades de relações educacionais entre a Arte e Ecologia. Para tal, organizei esta pesquisa em três partes. Na primeira, estabeleço a amarração entre: a) mobilização Preserva Belém Novo, dialogando com Richard Sennett, Enrique Dussel, Boaventura de Sousa Santos, documentos da Secretaria Municipal de Cultura e relatos pessoais; b) ensino da Arte na Educação básica, seção na qual trago os autores Ivone Richter, Ana Mae Barbosa, Fernando Hernández, Paulo Freire, Flávia Maria Cunha Bastos, Arthur Efland, Celso Vitelli; c) luta ecológica, em que penso a preservação ambiental a partir de Michael Löwy. Na segunda parte, apresento os artistas estudados em conjunto com os estudantes, problematizando suas obras e atuações políticas. Na terceira parte, relato as impressões do que vivi durante o estágio final. Analiso esta experiência com o auxílio dos autores Gaston Bachelard, Julio Groppa Aquino, Sandra Mara Corazza, Máximo Daniel Lamela Adó, Celso Vitelli, Jan Masschelein, Maarten Simons, Irene Tourinho, Raimundo Martins. Meu percurso com os estudantes colocou em evidência a capacidade da arte de escrutinar o contexto social atual, provocando-nos a problematizar a situação comunitária em que a escola está inserida. Como procedimento metodológico para a escrita do TCC, utilizei a a/r/tografia, dialogando com Belidson Dias, Anita Sinner, Carl Leggo, Rita L. Irwin, Peter Gouzouwasis, Kit Grawer, Tatiana Fernandéz. Aqui encontrei ferramentas para articular minhas lembranças de vida, minhas alegrias, apreensões e descobertas no decorrer do período em que estive na escola e o conjunto de autores estudados.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectArte : Educaçãopt_BR
dc.subjectArte : Ecologiapt_BR
dc.subjectMovimento comunitáriopt_BR
dc.titleArte, educação, ecologia : traçando caminhos, inventando possibilidadespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001114811pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples