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dc.contributor.authorFernandes, Marcos Henriquept_BR
dc.contributor.authorRocha, Vera Mariapt_BR
dc.date.accessioned2010-04-16T09:16:51Zpt_BR
dc.date.issued2009pt_BR
dc.identifier.issn1516-4446pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/20840pt_BR
dc.description.abstractObjetivo: Investigar o impacto dos aspectos psicossociais sobre a qualidade de vida dos professores da rede municipal de Natal-RN. Método: Pesquisa descritiva com corte transversal, tendo como amostra 242 docentes da rede básica. Foi utilizado o Whoqol-breve para avaliação da qualidade de vida e questões sobre o grau de controle e demanda psicológica referentes ao trabalho do Job Content Questionnaire. Resultados: Na avaliação geral da qualidade de vida os domínios físico e meio ambiente foram os que apresentaram menores escores médios. De acordo com os aspectos psicossociais, a maioria dos investigados foi caracterizada pelo trabalho ativo (alta demanda e controle), com 67 indivíduos (32,1%), seguidos pelo trabalho com alta exigência (alta demanda e baixo controle), com 54 docentes (25,8%). Esses dois grupos foram os que apresentaram maior comprometimento na avaliação dos domínios físico (p < 0,001), psicológico (p < 0,001) e meio ambiente (p < 0,001) da qualidade de vida. Conclusões: Os professores com trabalho caracterizado com ativo e de alta exigência apresentam um maior comprometimento nos domínios da qualidade de vida, sendo necessário maior investimento em políticas de promoção da saúde desses trabalhadores.pt_BR
dc.description.abstractObjective: To investigate the impact of psychosocial aspects on the quality of life of teachers from municipal schools in Natal, Brazil. Method: descriptive study with a cross-sectional design and a sample of 242 elementary school teachers. We used the WHOQOL-bref to assess the quality of life as well as questions about the level of control and the psychological demand of work from the Job Content Questionnaire. Results: the overall evaluation of quality of life showed that the physical and environmental domains had the lowest mean scores. According to the psychosocial aspects, most of the subjects (67 individuals = 32.1%) were characterized as having active work (high demand and control), followed by 54 teachers (25.8%) with demanding work (high demand and little control). These two groups have shown to be more affected in the assessment of physical (p < 0.001), psychological (p < 0.001), and environment (p < 0.001) domains of quality of life. Conclusions: Teachers who had tasks characterized as active and demanding were more affected in the quality of life domain. This finding suggests the need for greater investment in health-promotion policies among teachers.en
dc.format.mimetypeapplication/pdf
dc.language.isoengpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Psiquiatria. São Paulo. Vol. 31, n. 1, (2009), p. 15-20pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectQualidade de vidapt_BR
dc.subjectQuality of lifeen
dc.subjectProfessorpt_BR
dc.subjectFacultyen
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectBrazilen
dc.subjectWorking conditionsen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectPsychosocial impacten
dc.titleImpacto dos aspectos psicossociais do trabalho na qualidade de vida dos professorespt_BR
dc.title.alternativeImpact of the psychosocial aspects of work on the quality of life of teachers en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000719376pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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