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dc.contributor.authorCorso, Luciana Vellinhopt_BR
dc.contributor.authorDorneles, Beatriz Vargaspt_BR
dc.date.accessioned2020-05-01T04:09:00Zpt_BR
dc.date.issued2012pt_BR
dc.identifier.issn0103-636Xpt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/207148pt_BR
dc.description.abstractA memória de trabalho é um sistema cognitivo que apoia o desenvolvimento de várias aprendizagens, entre elas, a matemática. Discute-se, no artigo, se as dificuldades na matemática estão associadas a defasagens em componentes específicos da memória de trabalho, ou estão relacionadas a um déficit geral deste sistema, considerando o modelo de Baddeley e Hicht. Analisa-se a diversidade encontrada nos resultados das pesquisas que relacionam memória de trabalho a dificuldades na matemática, apontando justificativas para tal situação. Define-se o papel da memória de trabalho na aprendizagem da matemática, destacando-se que tal aprendizagem está diretamente ligada a outros processos cognitivos fundamentais para o bom desempenho matemático, como é o caso da velocidade de processamento e da recuperação fluente de fatos aritméticos da memória de longo prazo. O desenvolvimento de mais pesquisas relacionando memória de trabalho a dificuldades na matemática é de fundamental importância, possibilitando avanços nos processos de prevenção e intervenção.pt_BR
dc.description.abstractWorking memory is an important cognitive system that supports the development of many learning activities, among them, mathematics. The article discusses if the difficulties in mathematics are associated with problems in specific components of working memory, or are related to a general deficit of the system, considering the model proposed by Baddeley and Hicht. It analyzes the diversity found in research results linking working memory to mathematics difficulties, pointing out possible reasons for this situation. It discusses the role that working memory plays in learning mathematics emphasizing that this ability is directly linked to other cognitive processes that are also fundamental to proper mathematical performance, such as processing speed and the recovery of arithmetic facts from long-term memory. The development of more research relating working memory to learning difficulties in mathematics is essential because it enables progress in the processes of prevention and intervention.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofBolema. Rio Claro, SP. Vol. 26, n. 42b (2012), p. 627-647pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectWorking Memoryen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectTrabalhopt_BR
dc.subjectLearning Difficultiesen
dc.subjectDificuldades de aprendizagempt_BR
dc.titleQual o papel que a memória de trabalho exerce na aprendizagem da matemática?pt_BR
dc.title.alternativeWhat role does the working memory play in mathematics learning? en
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb000851617pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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