O lúdico e a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental de escola pública : algumas possibilidades para a inclusão e a aprendizagem de aluno com autismo
Fecha
2019Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a compreender como as brincadeiras e jogos são inseridas no terceiro ano do Ensino Fundamental e como as mesmas afetam ou não o processo de ensino-aprendizagem e as relações, tendo como objetivos identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da turma em relação ao brincar, considerando a inclusão de um aluno no espectro autista. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do cent ...
Este Trabalho de Conclusão de Curso propõe-se a compreender como as brincadeiras e jogos são inseridas no terceiro ano do Ensino Fundamental e como as mesmas afetam ou não o processo de ensino-aprendizagem e as relações, tendo como objetivos identificar a concepção de brincar e verificar a compreensão da turma em relação ao brincar, considerando a inclusão de um aluno no espectro autista. A pesquisa foi realizada em uma turma do terceiro ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do centro de Porto Alegre. Participaram da pesquisa a professora titular e os discentes do terceiro ano I da referida escola. Como Metodologia de Pesquisa, utilizarei a abordagem qualitativa. O levantamento de dados se deu por meio de interações práticas durante o meu período de estágio, observações da realidade e pesquisa bibliográfica. Os dados foram analisados à luz de autores especialistas da área. Os resultados dessa pesquisa nos mostram que as brincadeiras aparecem esporadicamente e fora do ambiente da sala de aula do terceiro ano do Ensino Fundamental, e que a introdução do brincar como parte importante do currículo semanal da referida turma foi de suma relevância para o avanço da mesma em diversos aspectos, sobretudo social. Para concluir, a pesquisa indicou que o jogo e a brincadeira imprimem significativa relevância ao processo de aprendizagem e à interação social, uma vez que o brincar produz cultura, e a cultura solidifica os alicerces humanos e a sociedade. Destacamos as diversas possibilidade do jogo e da brincadeira no processo de inclusão, assim como na construção de uma docência afetiva, brincante e inclusiva. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Pedagogia: Licenciatura.
Colecciones
-
Tesinas de Curso de Grado (37361)Tesinas Pedagogía (1400)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License