A influência da pós-graduação na carreira de gestão, planejamento e infra-estrutura em ciência & tecnologia, no âmbito de uma instituição pública brasileira de fomento à pesquisa científica e tecnológica
dc.contributor.advisor | Del Pino, Jose Claudio | pt_BR |
dc.contributor.author | Morgantti, Patricia Amelia Olano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-19T04:14:37Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206841 | pt_BR |
dc.description.abstract | A presente tese busca verificar qual é a influência, no desempenho técnico individual e nas equipes de trabalho, da pós-graduação stricto sensu (Mestrado e/ou Doutorado) realizada pelos Analistas em Ciência e Tecnologia do CNPq, após o seu ingresso na Instituição. Ela apresenta os resultados das pesquisas realizadas junto a esses Analistas e aos Gestores diretos desses Analistas, que não mudaram sua lotação institucional após o término de seus cursos de pós-graduação. É fato que os Analistas em Ciência e Tecnologia, técnicos de nível superior da Carreira de Gestão, Planejamento e Infra-estrutura, continuam se capacitando após o seu ingresso no CNPq, Os resultados das pesquisas conduzidas foram analisados por meio de três métodos diferentes: os dados quantitativos foram submetidos à análise do software SPSS; e os dados qualitativos passaram pela Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes & Galiazzi, e, também, foram tratados com o software Iramuteq. O tratamento dos dados permitiu constatar que a pósgradução realizada trouxe vários benefícios, tanto para os pós-graduados como para as equipes de trabalho nas quais eles estão inseridos no CNPq, mas igualmente permitiu detectar pontos fracos e críticas, na opinião dos participantes das pesquisas. Esses resultados também possibilitaram a extração de recomendações que, eventualmente, poderão ser usadas para o aprimoramento das ações de capacitação do CNPq, tais como, dar continuidade ao estímulo institucional para que os Analistas em Ciência e Tecnologia e demais servidores possam realizar cursos de pós-graduação stricto sensu; que o Conselho busque formas de valorizar e divulgar os estudos realizados pelos servidores pós-graduados e que, paralelamente, crie instrumentos internos capazes de incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos por esses servidores. | pt_BR |
dc.description.abstract | This thesis aims at verifying which is the influence in individual technical perfomance and in working teams of stricto sensu post-graduation (Masters and/or PhD’s) done by CNPq’ Science and Technology Analysts after their admission to the Council. The thesis presents the results of research performed with these Analysts and with direct Managers of those Analysts that did not change their institutional sector after they completed the post-graduation courses. It is a fact that Science and Technology Analysts, high level technicians of the Career of Management, Planning and Infrastructure in Science and Technology, keep studying after their admission to CNPq. The results of the performed researches were analysed through three diferent methods: quantitative data was submitted to SPSS software; and qualitative data was submitted to Discursive Textual Analysis (DTA), by Moraes & Galiazzi, and also to Iramuteq software. The data processing showed that post-graduation courses brought several benefits both to post-graduated Analysts and to work teams in which they work at CNPq. It also showed weaknesses and criticisms in the opinion of research participants. These results also enabled the drawing of recommendations that, eventually, may be used for the improvement of institutional capacity building actions at CNPq, such as, to continue the institutional stimulus in order that Analysts and other servants may take stricto sensu post-graduation courses; that the Council seeks ways of valuing and disseminating studies conducted by post-graduated servants and, in parallel, that it creates internal instruments capable of encouraging the application of the knowledge acquired by those servants. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico | pt_BR |
dc.subject | Science and technology | en |
dc.subject | Career of management | en |
dc.subject | Educação de pós-graduação | pt_BR |
dc.subject | Avaliação de desempenho profissional | pt_BR |
dc.subject | Planning and infrastructure in science and technology | en |
dc.subject | Science and technology analysts’ post-graduation | en |
dc.subject | CNPq | en |
dc.subject | Continuous education | en |
dc.subject | Masters and/or PhD | en |
dc.title | A influência da pós-graduação na carreira de gestão, planejamento e infra-estrutura em ciência & tecnologia, no âmbito de uma instituição pública brasileira de fomento à pesquisa científica e tecnológica | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113686 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Ciências Básicas da Saúde | pt_BR |
dc.degree.program | Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
Multidisciplinar (2533)