Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorDel Pino, Jose Claudiopt_BR
dc.contributor.authorMorgantti, Patricia Amelia Olanopt_BR
dc.date.accessioned2020-03-19T04:14:37Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206841pt_BR
dc.description.abstractA presente tese busca verificar qual é a influência, no desempenho técnico individual e nas equipes de trabalho, da pós-graduação stricto sensu (Mestrado e/ou Doutorado) realizada pelos Analistas em Ciência e Tecnologia do CNPq, após o seu ingresso na Instituição. Ela apresenta os resultados das pesquisas realizadas junto a esses Analistas e aos Gestores diretos desses Analistas, que não mudaram sua lotação institucional após o término de seus cursos de pós-graduação. É fato que os Analistas em Ciência e Tecnologia, técnicos de nível superior da Carreira de Gestão, Planejamento e Infra-estrutura, continuam se capacitando após o seu ingresso no CNPq, Os resultados das pesquisas conduzidas foram analisados por meio de três métodos diferentes: os dados quantitativos foram submetidos à análise do software SPSS; e os dados qualitativos passaram pela Análise Textual Discursiva (ATD), de Moraes & Galiazzi, e, também, foram tratados com o software Iramuteq. O tratamento dos dados permitiu constatar que a pósgradução realizada trouxe vários benefícios, tanto para os pós-graduados como para as equipes de trabalho nas quais eles estão inseridos no CNPq, mas igualmente permitiu detectar pontos fracos e críticas, na opinião dos participantes das pesquisas. Esses resultados também possibilitaram a extração de recomendações que, eventualmente, poderão ser usadas para o aprimoramento das ações de capacitação do CNPq, tais como, dar continuidade ao estímulo institucional para que os Analistas em Ciência e Tecnologia e demais servidores possam realizar cursos de pós-graduação stricto sensu; que o Conselho busque formas de valorizar e divulgar os estudos realizados pelos servidores pós-graduados e que, paralelamente, crie instrumentos internos capazes de incentivar a aplicação dos conhecimentos adquiridos por esses servidores.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims at verifying which is the influence in individual technical perfomance and in working teams of stricto sensu post-graduation (Masters and/or PhD’s) done by CNPq’ Science and Technology Analysts after their admission to the Council. The thesis presents the results of research performed with these Analysts and with direct Managers of those Analysts that did not change their institutional sector after they completed the post-graduation courses. It is a fact that Science and Technology Analysts, high level technicians of the Career of Management, Planning and Infrastructure in Science and Technology, keep studying after their admission to CNPq. The results of the performed researches were analysed through three diferent methods: quantitative data was submitted to SPSS software; and qualitative data was submitted to Discursive Textual Analysis (DTA), by Moraes & Galiazzi, and also to Iramuteq software. The data processing showed that post-graduation courses brought several benefits both to post-graduated Analysts and to work teams in which they work at CNPq. It also showed weaknesses and criticisms in the opinion of research participants. These results also enabled the drawing of recommendations that, eventually, may be used for the improvement of institutional capacity building actions at CNPq, such as, to continue the institutional stimulus in order that Analysts and other servants may take stricto sensu post-graduation courses; that the Council seeks ways of valuing and disseminating studies conducted by post-graduated servants and, in parallel, that it creates internal instruments capable of encouraging the application of the knowledge acquired by those servants.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.subjectScience and technologyen
dc.subjectCareer of managementen
dc.subjectEducação de pós-graduaçãopt_BR
dc.subjectAvaliação de desempenho profissionalpt_BR
dc.subjectPlanning and infrastructure in science and technologyen
dc.subjectScience and technology analysts’ post-graduationen
dc.subjectCNPqen
dc.subjectContinuous educationen
dc.subjectMasters and/or PhDen
dc.titleA influência da pós-graduação na carreira de gestão, planejamento e infra-estrutura em ciência & tecnologia, no âmbito de uma instituição pública brasileira de fomento à pesquisa científica e tecnológicapt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001113686pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem