Show simple item record

dc.contributor.advisorGranville, Lisandro Zambenedettipt_BR
dc.contributor.authorSouza, Rubens Caetano Barbosa dept_BR
dc.date.accessioned2020-03-19T04:14:35Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206837pt_BR
dc.description.abstractA presente dissertação constitui-se de um Estudo de Caso sobre um formato de capacitação tecnológica proposto por empresas e instituições das áreas das tecnologias da informação e comunicação (TIC) visando minimizar um grave problema nacional: a deficiência de recursos humanos qualificados, frente aos desafios impostos pela intensificação do processo de digitalização que alcança os mais diferentes setores socioeconômicos, problema que poderá agravar-se com a consolidação da Internet das Coisas e o paradigma da Indústria 4.0. Trata-se do projeto Hackatruck, que resultou de iniciativa das empresas Flextronics, Apple e IBM, juntamente com o Instituto Eldorado, de Campinas, que firmaram parcerias com instituições de ensino superior para que alunos universitários possam obter experiência com ferramentas e metodologia que estimulem o desenvolvimento de soluções baseadas em software. O objetivo geral deste trabalho é avaliar a eficácia desse projeto como prática de capacitação tecnológica para alunos do ensino superior do Brasil. Para isso, foram definidos os seguintes objetivos específicos: analisar os resultados gerados pelo projeto Hackatruck; investigar a importância acadêmica e profissional do projeto Hackatruck para os discentes; e investigar a percepção dos alunos do projeto Hackatruck quanto a eficácia da capacitação tecnológica realizada por meio da metodologia de aprendizagem baseada em desafios. O processo metodológico utilizado nesta dissertação foi do tipo quali-quantitativo, por meio de entrevistas, análise documental e aplicação de questionários para coleta das informações para as análises e investigações propostas. Como principal resultado desta dissertação pode-se destacar a avaliação positiva da proposta pedagógica formulada por meio do projeto Hackatruck, denotada por indicadores de aprendizagem, dos alunos que participaram desse projeto. Além disso, os estudos realizados para atender a um dos objetivos específicos desta dissertação, resultou na submissão de um artigo científico à revista “Informática na educação: teoria & prática”.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation is a case study about a technological training format proposed by companies and institutions in the area of information and communication technologies (ICT) aiming to minimize a serious national problem: the lack of qualified human resources, facing the challenges imposed by the intensification of the digitization process that reaches the most different socioeconomic sectors, a problem that could be aggravated by the consolidation of the Internet of Things and the Industry 4.0 paradigm. This is the Hackatruck project, which resulted from the initiative of Flextronics, Apple and IBM, together with the Eldorado Institute of Campinas, which have partnered with higher education institutions so that university students can gain experience with tools and methodology that stimulate the development of software based solutions. The general objective of this paper is to evaluate the effectiveness of this project as a technology training practice for higher education students in Brazil. For this, the following specific objectives were defined: to analyze the results generated by the Hackatruck project; investigate the academic and professional importance of the Hackatruck project for students; and to investigate Hackatruck students' perceptions of the effectiveness of technology training through the challenge-based learning methodology. The methodological process used in this dissertation was qualitative and quantitative, through interviews, document analysis and application of questionnaires to collect information for the proposed analyzes and investigations. The main result of this dissertation can be highlighted the positive evaluation of the pedagogical proposal formulated through the Hackatruck project, denoted by learning indicators, of the students who participated in this project. In addition, studies conducted to meet one of the specific objectives of this dissertation resulted in the submission of a scientific article to the journal "Informatics in education: theory & practice".en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCapacitação profissionalpt_BR
dc.subjectChallenge-based learningen
dc.subjectMobile applicationsen
dc.subjectInformática : Educaçãopt_BR
dc.subjectTechnological trainingen
dc.subjectTecnologias de Informação e Comunicação (TICs)pt_BR
dc.subjectSoftware developmenten
dc.subjectMétodos de ensinopt_BR
dc.subjectAprendizagem significativapt_BR
dc.subjectHackatruck projecten
dc.titleO projeto Hackatruck como um caso prático para capacitação tecnológica itinerante no Brasilpt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113522pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record