Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSommer, Luis Henriquept_BR
dc.contributor.authorMaciel, Maria da Graça Rangelpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-19T04:14:32Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206828pt_BR
dc.description.abstractO trabalho problematiza discursos sobre o oficio de ensinar que sustentam a formação da licenciada em Pedagogia. De modo mais específico, trata-se de problematizar o modelo de formação provido pelo curso de Pedagogia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tal problematização tem origem nas tensões vivenciadas por mim por ocasião do exercício do estágio obrigatório. Parto da hipótese de que há uma discursividade dominante no curso de pedagogia que conflui na direção da conformação de um professor reflexivo. Entre outras características, tal discursividade 1) desloca a centralidade do ensino para a aprendizagem; 2) coloca o aluno no centro e o professor numa posição periférica; 3) hipervaloriza as vivências e a realidade dos alunos, ao mesmo tempo em que colocam em segundo plano o conhecimento escolar; 4) estabelece o modelo de professor reflexivo como o ideal de professor a ser perseguido. Tendo isso em conta, o trabalho tem como objetivo central dar visibilidade às tensões por mim experimentadas ao longo do estágio obrigatório, dando especial atenção aos descompassos existentes entre o modelo de formação provida pelo curso de Pedagogia e aquele necessário para enfrentar os desafios cotidianos da sala de aula.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPedagogiapt_BR
dc.subjectDiscurso pedagógicopt_BR
dc.subjectAlfabetizaçãopt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectPrática pedagógicapt_BR
dc.titlePara que aprender a ler e escrever, se eu já sei copiar? reflexões sobre a prática do estágio obrigatóriopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113905pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Educaçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationPedagogia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem