O estatuto da diversidade sexual nas políticas de educação no Brasil e na França a comparação como ferramenta de desnaturalização do cotidiano de pesquisa
dc.contributor.author | Nardi, Henrique Caetano | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2010-04-16T09:16:09Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2008 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 0102-7182 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/20678 | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo deste artigo é descrever problematizando o cotidiano da construção de uma pesquisa que, ela mesma, busca entender como se produz, a partir da implantação de políticas públicas, ações sobre um cotidiano naturalizado de discriminações de caráter homofóbico e sexista nas escolas do Brasil e da França. Além de apresentar informações e hipóteses que emergem do trabalho de campo, a intenção do texto é apresentar os desafios de uma pesquisa que mergulha no cotidiano de culturas e contextos socio-econômicos distintos. A análise da utilização da ferramenta da comparação, pensada como efeito de distorção da imagem no espelho e colocação em suspenso de formas pré-construídas de compreensão do vivido, indica que uma intervenção analítica desta ordem permite, de forma distinta da pretensão de generalização pópria a um exercício de comparação de base positivista, a desnaturalização de formas de pesquisar e de compreender as problemáticas sobre as quais nos debruçamos. | pt_BR |
dc.description.abstract | The goal of this article is to describe and problematize the quotidian of producing a research, which, in itself, seeks to understand how naturalized homophobic and sexist discriminatory actions are produced in the quotidian of schools in Brazil and France, based on the implementation of public policies. Besides presenting information and hypotheses derived from fieldwork, the intention of this text is to present the challenges of a research that immerses into the quotidian of different socioeconomic and cultural contexts. The analysis of using the comparative tool, considered as having a distortion effect of an image in the mirror and suspension effect of pre-constructed forms of comprehension of what is experienced, indicates that this order of analytic intervention allows to denaturalize research practices and the understanding of problems, distinctively from positivist comparison exercises that intend to generalize. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Psicologia & sociedade. São Paulo, SP. Vol. 20, nesp ( 2008), p. 12-23. | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Homophobia | en |
dc.subject | Diversidade sexual | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Comparison | en |
dc.subject | Estudo comparativo | pt_BR |
dc.subject | Education | en |
dc.subject | Educação | pt_BR |
dc.subject | Quotidian | en |
dc.subject | Educação sexual | pt_BR |
dc.subject | Research | en |
dc.subject | Diferenças interculturais | pt_BR |
dc.title | O estatuto da diversidade sexual nas políticas de educação no Brasil e na França a comparação como ferramenta de desnaturalização do cotidiano de pesquisa | pt_BR |
dc.title.alternative | Sexual diversity status in Brazil’s and France’s educational policies: comparison as a denaturalizing tool for the quotidian of research | en |
dc.type | Artigo de periódico | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 000663813 | pt_BR |
dc.type.origin | Nacional | pt_BR |
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