Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorJunqueira, Lilian Mauspt_BR
dc.contributor.authorPrudencio, Marina Vieirapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-12T04:14:27Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206719pt_BR
dc.description.abstractA presente pesquisa desenvolve-se a partir de uma série de trabalhos em pintura figurativa, em que são representadas situações cotidianas, e são usadas como referência imagens capturadas por meios digitais, como fotos de câmera de celular, fotografias em panorâmica do Google Maps e capturas de tela da rede social Instagram. O cerne do trabalho encontra-se na noção de “transitoriedade”, ou seja, a respeito dos momentos do dia a dia considerados um “meio para um fim”, tal qual caminhadas, embarcações em meios de transporte públicos e outros tipos de pausa caracterizados pelo ócio. Por reflexões acerca da suposta banalidade do tema em questão, são exploradas as formas de transfiguração dessas imagens à prática pictórica, abordando tanto a fatura quanto a contemplação dentro de conceitos como “tédio profundo”, trazido de Byung-chul Han, e de “não-lugares”, de Marc Augé.pt_BR
dc.description.abstractThis research is developed from a series of works in figurative painting, in which everyday situations are represented, and images captured from digital mediums are used as reference, like photos from a cellular phone camera, Google Maps' panoramic photographs and screenshots from the social network Instagram. The core of the work lies in the notion of “transitoriness”, or, in other words, it is about daily moments which are considered a “means to an end”, such as walkings, being on board public transport facilities and other sorts of pauses characterized by leisure. Through reflexions around the supposed banality of the theme in question, ways of transfiguration of these images into the pictorial practice are explored, addressing both the workmanship and contemplation within concepts like “profound boredom”, brought from Byung-chul Han, and “non-places”, by Marc Augé.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectArtept_BR
dc.subjectTransitoryen
dc.subjectTransitóriopt_BR
dc.subjectEverydayen
dc.subjectCotidianopt_BR
dc.subjectPaintingen
dc.subjectPoeticsen
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.subjectFigurativeen
dc.subjectFigurativopt_BR
dc.titleTranseuntes : o próximo e o distante na transitoriedade cotidiana através da pinturapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112224pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem