Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorFervenza, Hélio Custódiopt_BR
dc.contributor.authorCampos, Rogério Fraga dept_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T04:17:31Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206644pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta o resultado de pesquisa em fotografia e a produção de imagens na era da Fotografia Digital. Expõe o processo de construção da Fotografia P&B como critica estético-artística no momento da hiperinflação e manipulação de imagens. Discute a manipulação virtual e o processo de elaboração das fotografias P&B num regime de banalidade das imagens. A partir da poética do olhar se constrói um fluxo de interpretação visual da história com o recorte metodológico em um grupo de pessoas negras. Estabelecemos assim a relação entre ações gráficas (Cortes-Borda-Fundo-Cor) e a implicação do olhar na resignificação da história. Para isso algumas referências utilizadas vão de Omar Victor Diop, Eugene Smith, Achille Mbembe, Merleau-Ponty á André Rouillé. A estética apresentada busca produzir um fluxo de interpretação que recoloca os temas da solidão, do espanto, do racismo e do desamparo.pt_BR
dc.description.abstractThis paper presents the result of photography research and the production of images in the era of Digital Photography. It presents the process of constructing B&W Photography as an aesthetic-artistic critique at the moment of hyperinflation and image manipulation. It discusses the virtual manipulation and the process of elaboration of the B&W photographs in an image banality regime. From the poetics of the gaze a flow of visual interpretation of history is constructed with a methodological approach in a group of black people. Thus we established the relationship between graphic actions (Cuts-Border-Background-Color) and the implication of the gaze in the reframing of history. For this some references used range from Omar Victor Diop, Eugene Smith, Achille Mbembe, Merleau-Ponty to André Ruille. The aesthetic presented seeks to produce a flow of interpretation that replaces the themes of loneliness, amazement, racism and helplessness.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectBlacken
dc.subjectPoéticapt_BR
dc.subjectPoetics of the Looken
dc.subjectNegropt_BR
dc.subjectPhotography B&Wen
dc.subjectImagem (Arte)pt_BR
dc.subjectGravity of the Imageen
dc.subjectEstética (Arte)pt_BR
dc.subjectAestheticsen
dc.titleOlhar o olhar : uma experiência de imagem, discursividade e lugar na fotografiapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112309pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationArtes Visuais: Habilitação em Fotografia: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples