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dc.contributor.advisorKern, Daniela Pinheiro Machadopt_BR
dc.contributor.authorSilva, Karina de Oliveirapt_BR
dc.date.accessioned2020-03-11T04:16:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206618pt_BR
dc.description.abstractA seguinte pesquisa investiga a autorrepresentação e a memória pelo audiovisual produzido por indígenas no Brasil considerando tais criações como sementes artísticas no processo de descolonização em curso no país. De caráter introdutório este estudo se propõe a alçar voo na busca das compreensões sobre os modos de fazer do cinema indígena no contemporâneo. Na primeira parte é construída uma breve historicidade sobre o surgimento desse cinema, as oficinas de aprendizagem da linguagem audiovisual e a inserção da câmera entre os povos. Já no segundo momento nos aproximamos das noções das imagens pelos Huni Kuin e é analisado o documentário Já me transformei em imagem (2008), de Zezinho Yube. Ao interpretarmos as realizações audiovisuais como fundamentais por assumir um espaço decisivo na visibilidade e na luta dos povos indígenas refletimos também a atualização do veículo de transmissão da memória entre as gerações através da imagem em movimento.pt_BR
dc.description.abstractLa siguiente investigación analiza la autorrepresentación y la memoria del audiovisual producido por pueblos indígenas en Brasil considerando tales creaciones como semillas artísticas en el proceso de descolonización en curso en el país. Con un carácter introductorio, este estudio tiene como objetivo tomar vuelo en busca de entendimientos sobre las formas de hacer cine indígena en lo contemporáneo. En la primera parte se construye una breve historicidad sobre el surgimiento de este cine, los talleres de aprendizaje de la linguaje audiovisual y la inserción de la cámara entre los pueblos. Ya en el segundo momento nos acercamos a las nociones de las imágenes de los Huni Kuin y se analiza el documental Já me transformei em imagem (2008), de Zezinho Yube. Al interpretar los logros audiovisuales como fundamentales porque asume un lugar decisivo en la visibilidad y la lucha de los pueblos indígenas, también reflejamos la actualización del vehículo para la transmisión de la memoria entre generaciones a través de la imagen en movimiento.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCine indígenaes
dc.subjectCinema indígenapt_BR
dc.subjectAutorrepresentaçãopt_BR
dc.subjectAutorrepresentaciónes
dc.subjectDescolonizaçãopt_BR
dc.subjectDescolonizaciónes
dc.titleSementes do cinema indígenapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112488pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Artespt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationHistória da Arte: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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