O desenvolvimento do capital lingüístico e simbólico no processo de formação docente
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Data
2020Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropria ...
O texto aborda a aprendizagem das professoras-estudantes de um curso de Pedagogia a Distância no aspecto do desenvolvimento da linguagem e do uso simbólico desse instrumental lingüístico na alteração das relações de poder que operam dentro da escola. A análise baseou-se no recorte de trechos da atividade Memorial realizada ao fim do primeiro semestre do curso, ilustrando as primeiras impressões sobre as transformações nas relações escolares pela nova identidade de universitárias e pela apropriação teórica que confere maior segurança nas tomadas de posições nas discussões pedagógicas. Por fim, o texto aponta um dos fatores que auxiliam neste desenvolvimento lingüístico, tendo o tutor um papel importante nesta orientação da aprendizagem discursiva utilizando um método não diretivo que favorece a incorporação de um habitus acadêmico e uma posição enunciadora. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de Especialização em Tutoria Em Educação a Distância ESPEAD.
Coleções
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Ciências Humanas (1949)
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