Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorMiguel, Letícia Fleck Fadelpt_BR
dc.contributor.authorGramacho, Bruna Güntherpt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T04:17:59Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206385pt_BR
dc.description.abstractO ruído causado por aeronaves em cidades como Porto Alegre afeta todos aqueles que frequentam regiões a seu entorno. A fim de entender como este ruído é percebido por este público uma análise da pressão sonora e do conforto acústico foi realizada em quatro pontos a diferentes distâncias da pista de decolagem e pouso do Aeroporto Salgado Filho. Os locais escolhidos para medição foram: Boulevard Laçador, sala de aula da Escola de Aviação Flight, área externa da escola e área externa do simulador de voo da escola. Todos estes pontos localizam-se a uma distância inferior a 1 km da cabeceira da pista. O local medido mais próximo da cabeceira da pista foi o Boulevard Laçador, este obteve os níveis de pressão sonora acima do recomendado pela norma, NBR10151 - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas (ABNT, 2000), em todos os casos de decolagem e pouso. Um estudo comparativo no final deste trabalho mostra que a diferença entre o ruído de fundo e o ruído no procedimento de pouso medido deste local pode chegar a ter 23,5 dB(A) de diferença. Os demais locais onde a medição foi realizada apresentaram resultados inferiores e foram comparados as normas, NBR12314 - Critérios de ruído para recintos internos nas edificações submetidas ao ruído aeronáutico (ABNT, 1997), áreas internas, e NBR10151 - Medição e avaliação de níveis de pressão sonora em áreas habitadas (ABNT, 2000), áreas externas.pt_BR
dc.description.abstractAircraft noise in cities such as Porto Alegre affects all those who frequent regions around them. In order to understand how this noise is perceived by this audience an analysis of sound pressure and acoustic comfort was performed at four points at different distances from the Salgado Filho Airport airstrip. The locations chosen for measurement were: Boulevard Laçador, Flight Aviation School classroom, the school's outdoor area, and the school's flight simulator outdoor area. All these points are located less than 1 km from the runway head. The nearest measured point at the runway head was Boulevard Laçador, which obtained sound pressure levels above the recommended NBR10151 Measurement and evaluation of sound pressure levels in inhabited areas (ABNT, 2000) in all cases of takeoff and landing. A comparative study at the end of this paper shows that the difference between the background noise and the noise measured by a landing procedure of this site can be up to 23.5 dB (A) difference. The other places where the measurement was performed presented lower results and they were compared to the standards, NBR12314 - Noise criteria for indoor spaces in buildings subjected to aeronautical noise (ABNT, 1997) and NBR10151 Measurement and evaluation of sound pressure levels in inhabited areas (ABNT, 2000).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectSound pressure levelen
dc.subjectConforto acústicopt_BR
dc.subjectAcoustic comforten
dc.subjectRuído : Normas : Mediçãopt_BR
dc.subjectAeroporto Internacional Salgado Filho (Porto Alegre, RS)pt_BR
dc.titleAvaliação dos níveis de pressão sonora no entorno do Aeroporto Salgado Filho durante operações de decolagem e pousopt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112526pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Thumbnail
   

Este item está licenciado na Creative Commons License

Mostrar registro simples