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dc.contributor.advisorPaula, Alexandre Vagtinski dept_BR
dc.contributor.authorSilveira, Pedro Henrique Raznievskipt_BR
dc.date.accessioned2020-03-04T04:17:25Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206374pt_BR
dc.description.abstractAtualmente existe uma grande preocupação em busca da melhor utilização dos recursos energéticos por parte dos automóveis de passeio. Entretanto, estes automóveis não alcançam o melhor rendimento devido à maneira como são conduzidos, ocasionada em parte pelo desconhecimento dos motoristas sobre a melhor forma de operá-los. Constatado esse problema, o presente trabalho busca aferir qual é esta maneira mais eficiente de operá-los com base na execução de testes em um perímetro urbano junto da leitura de parâmetros fornecidos pela rede CAN 2.0 do automóvel via um computador de bordo desenvolvido. O computador de bordo desenvolvido foi programado para a leitura dos seguintes parâmetros: a carga calculada do motor, temperatura do líquido de arrefecimento, rotação do motor, velocidade do veículo, nível de combustível e o consumo de combustível. Executados os testes e registradas as medições de tais fatores pode-se averiguar a influência sofrida destes parâmetros conforme a maneira de condução, assim como responder a dúvida motivacional do trabalho sobre qual a melhor forma de trafegar com um veículo de passeio demandando o menor consumo de combustível e desgaste dos componentes.pt_BR
dc.description.abstractCurrently, there is a major concern for the better use of energy resources by passenger cars. However, these cars do not achieve the best performance because of the way they are driven, partly due to drivers' lack of knowledge about how to operate them. Noting this problem, the present work sought to assess what is the most efficient way to operate them based on the execution of tests in an urban perimeter by reading parameters provided by the car's CAN bus 2.0 using a developed onboard computer. This computer has been programmed to read the following parameters: calculated engine load, coolant temperature, engine speed, vehicle speed, fuel level and fuel consumption. After the tests are performed and the measurements of these factors are recorded, it is possible to ascertain the influence of these parameters according to the way of driving as well as to answer the motivational question about the best way to travel with a passenger vehicle, demanding the lowest fuel consumption and component attrition.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEngenharia mecânicapt_BR
dc.subjectFuel consumptionen
dc.subjectCombustíveispt_BR
dc.subjectDriving modeen
dc.subjectCAN bus 2.0en
dc.subjectVeículospt_BR
dc.subjectComputadores de bordopt_BR
dc.subjectOn board computer and passenger vehiclesen
dc.titleAnálise da influência do modo de condução em um veículo de passeio via a leitura da rede CAN 2.0 com o uso de Arduinopt_BR
dc.title.alternativeAnalysis of the influence of driving mode on passenger cars by reading CAN bus 2.0 using Arduino en
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001113026pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Engenhariapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationEngenharia Mecânicapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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