Análise da influência do modo de condução em um veículo de passeio via a leitura da rede CAN 2.0 com o uso de Arduino
dc.contributor.advisor | Paula, Alexandre Vagtinski de | pt_BR |
dc.contributor.author | Silveira, Pedro Henrique Raznievski | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-03-04T04:17:25Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/206374 | pt_BR |
dc.description.abstract | Atualmente existe uma grande preocupação em busca da melhor utilização dos recursos energéticos por parte dos automóveis de passeio. Entretanto, estes automóveis não alcançam o melhor rendimento devido à maneira como são conduzidos, ocasionada em parte pelo desconhecimento dos motoristas sobre a melhor forma de operá-los. Constatado esse problema, o presente trabalho busca aferir qual é esta maneira mais eficiente de operá-los com base na execução de testes em um perímetro urbano junto da leitura de parâmetros fornecidos pela rede CAN 2.0 do automóvel via um computador de bordo desenvolvido. O computador de bordo desenvolvido foi programado para a leitura dos seguintes parâmetros: a carga calculada do motor, temperatura do líquido de arrefecimento, rotação do motor, velocidade do veículo, nível de combustível e o consumo de combustível. Executados os testes e registradas as medições de tais fatores pode-se averiguar a influência sofrida destes parâmetros conforme a maneira de condução, assim como responder a dúvida motivacional do trabalho sobre qual a melhor forma de trafegar com um veículo de passeio demandando o menor consumo de combustível e desgaste dos componentes. | pt_BR |
dc.description.abstract | Currently, there is a major concern for the better use of energy resources by passenger cars. However, these cars do not achieve the best performance because of the way they are driven, partly due to drivers' lack of knowledge about how to operate them. Noting this problem, the present work sought to assess what is the most efficient way to operate them based on the execution of tests in an urban perimeter by reading parameters provided by the car's CAN bus 2.0 using a developed onboard computer. This computer has been programmed to read the following parameters: calculated engine load, coolant temperature, engine speed, vehicle speed, fuel level and fuel consumption. After the tests are performed and the measurements of these factors are recorded, it is possible to ascertain the influence of these parameters according to the way of driving as well as to answer the motivational question about the best way to travel with a passenger vehicle, demanding the lowest fuel consumption and component attrition. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Engenharia mecânica | pt_BR |
dc.subject | Fuel consumption | en |
dc.subject | Combustíveis | pt_BR |
dc.subject | Driving mode | en |
dc.subject | CAN bus 2.0 | en |
dc.subject | Veículos | pt_BR |
dc.subject | Computadores de bordo | pt_BR |
dc.subject | On board computer and passenger vehicles | en |
dc.title | Análise da influência do modo de condução em um veículo de passeio via a leitura da rede CAN 2.0 com o uso de Arduino | pt_BR |
dc.title.alternative | Analysis of the influence of driving mode on passenger cars by reading CAN bus 2.0 using Arduino | en |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001113026 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Escola de Engenharia | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Engenharia Mecânica | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
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