Portfólio : exercício da prática reflexiva e produção da formação profissional
Visualizar/abrir
Data
2020Autor
Orientador
Nível acadêmico
Especialização
Resumo
O presente trabalho objetiva compreender a concepção de aprendizagem que os alunosprofessores do curso de Pedagogia a distância da UFRGS revelam a partir das reflexões que realizam em seu Portfólio de Aprendizagens. Essa reflexão nos permitirá analisar o modo como o aluno-professor compreende a relação entre os saberes da docência e o conhecimento teórico em educação expresso na sua elaboração escrita que é também elaboração reflexiva, crítica. Nesse estudo, tomaremos como referência os estudos ...
O presente trabalho objetiva compreender a concepção de aprendizagem que os alunosprofessores do curso de Pedagogia a distância da UFRGS revelam a partir das reflexões que realizam em seu Portfólio de Aprendizagens. Essa reflexão nos permitirá analisar o modo como o aluno-professor compreende a relação entre os saberes da docência e o conhecimento teórico em educação expresso na sua elaboração escrita que é também elaboração reflexiva, crítica. Nesse estudo, tomaremos como referência os estudos de Schön, Nóvoa e Carvalho a fim de analisar a relação entre aprendizagem e formação profissional do professor, pois partimos da hipótese de que a prática reflexiva produz mudanças em diferentes âmbitos: pessoal, profissional e organizacional, produzindo, assim, a profissão e a escola. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Educação. Curso de 2020..
Coleções
-
Ciências Humanas (1949)
Este item está licenciado na Creative Commons License