Liderança e gênero em um debate acadêmico entre graduandos em física
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Data
2010Tipo
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Leadership and gender in an academic debate amid physics undergraduate students
Assunto
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar a construção de lideranças na dinâmica discursiva de um debate sobre Mecânica Quântica entre estudantes de um curso de graduação em Física e possíveis relações com as diferenças de gênero. Reconhece-se como pressuposto que a linguagem está atada à vida social concreta e que, por essa razão, podemos conhecer alguns aspectos da vida social por meio de uma análise dos usos da linguagem. Uma análise do debate pautada em Lemke (1997) buscou detectar, entre os pa ...
A presente pesquisa buscou investigar a construção de lideranças na dinâmica discursiva de um debate sobre Mecânica Quântica entre estudantes de um curso de graduação em Física e possíveis relações com as diferenças de gênero. Reconhece-se como pressuposto que a linguagem está atada à vida social concreta e que, por essa razão, podemos conhecer alguns aspectos da vida social por meio de uma análise dos usos da linguagem. Uma análise do debate pautada em Lemke (1997) buscou detectar, entre os participantes, quais estariam exercendo o papel de liderança. Como resultado, foi possível perceber que a liderança durante a atividade foi majoritariamente exercida por meninos. As estratégias utilizadas pelas meninas para lidar com a dominação masculina foram analisadas e discutidas. Acreditamos que a consciência das disparidades de gênero ligadas às relações de poder pode auxiliar os professores a promover uma participação mais equilibrada dos estudantes na construção dos significados científicos. ...
Abstract
This research aimed to investigate the construction of leadership in the dynamics of a debate on Quantum Mechanics among Physics undergraduate students and relationships with gender issues. This research recognizes that language is connected to concrete social life and that, therefore, we can know some aspects of the social life by means of analyzing the uses of language. Lemke’s framework (1997) was used to detect, in the debate, which student would be playing the role of leader. As result, it ...
This research aimed to investigate the construction of leadership in the dynamics of a debate on Quantum Mechanics among Physics undergraduate students and relationships with gender issues. This research recognizes that language is connected to concrete social life and that, therefore, we can know some aspects of the social life by means of analyzing the uses of language. Lemke’s framework (1997) was used to detect, in the debate, which student would be playing the role of leader. As result, it was possible to perceive that leadership of the activity was mostly a masculine feature. The girls’ strategies to deal with masculine domination had been analyzed and discussed. We believe that the conscience of the gender disparities related to power relationships can assist professors on promoting a balanced participation of students in the construction of the scientific meanings. ...
Contido em
Revista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 10, n. 1 (jan./abr. 2010), [16] p.
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