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dc.contributor.advisorOliveira, Júlio César dept_BR
dc.contributor.authorLehnen, Kelvin Costapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:22:23Zpt_BR
dc.date.issued2016pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206242pt_BR
dc.description.abstractO presente estudo consiste em verificar se as fusões e aquisições do mercado de Banda Larga brasileiro no período compreendido entre 2007 e 2015 contribuíram significativamente para a mudança na estrutura de mercado, sobretudo, na concentração do setor. Adicionalmente, o trabalho tem como objetivos secundários: identificar as fusões e aquisições que ocorreram no período; relacionar as fusões e aquisições com as mudanças na estrutura de mercado; e por fim verificar se está ocorrendo um processo de abertura de mercado, possibilitando a entrada de novos players, ou um processo de monopolização do setor. Foi verificado que com o passar do tempo, e a falta de limitações para as grandes companhias no setor, as fusões e aquisições serviram para aumentar seus poderes de mercado e com isso prejudicando a concorrência no setor, assim como a qualidade da prestação do serviço e a queda no preço ofertado. Todavia, o índice HH indica uma desconcentração de mercado, o qual se justifica pelo emparelhamento das grandes corporações e principalmente pelo forte crescimento do mercado justificado pelo expressivo aumento do número de acessos durante o período em análise.. Por fim foi apresentada uma proposta de modelo de concorrência para o mercado de banda larga com uso de rede com separação funcional. Separando as atividades de implantação e exploração da rede de telecomunicações (no atacado) das atividades de prestação do serviço ao usuário final (no varejo).pt_BR
dc.description.abstractThe present study consists of verifying that the mergers and acquisitions of the Brazilian Broadband market in the period between 2007 and 2015 contributed significantly to the change in market structure, especially in the concentration of the sector. In addition, the work has as secondary objectives: to identify the mergers and acquisitions that occurred in the period; Relate mergers and acquisitions to changes in market structure; And finally to verify if there is a process of market opening, allowing the entry of new players, or a process of monopolization of the sector. It has been found that over time, and the lack of limitations for large companies in the industry, mergers and acquisitions have served to increase their market power, thereby damaging competition in the industry, as well as the quality of service provision and The fall in the price offered. However, the HH index indicates a deconcentration of the market, which is justified by the pairing of large corporations and mainly by the strong growth of the market justified by the significant increase in the number of accesses during the period under analysis .. Finally, a model proposal was presented Of competition for the broadband market using network with functional separation. Separating the activities of implementation and exploitation of the telecommunication network (in wholesale) of the activities to provide the service to the end user (retail).en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBroadbanden
dc.subjectMercadopt_BR
dc.subjectTelefonia móvelpt_BR
dc.subjectMarket Shareen
dc.subjectIndustrial Concentrationen
dc.titleAnálise da evolução da concentração no mercado de banda larga no Brasilpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112250pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2016pt_BR
dc.degree.graduationCiências Econômicaspt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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