Show simple item record

dc.contributor.advisorSouza, Romina Batista de Lucena dept_BR
dc.contributor.authorSalatti, Jardel Eymaelpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:22:22Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206241pt_BR
dc.description.abstractO Balanced Scorecard é uma ferramenta de gestão que possui como elemento central a ideia de que uma organização não pode ser medida apenas financeiramente e que outras perspectivas devem ser analisadas. Os autores idealizadores, Kaplan e Norton, retratam outras três perspectivas: clientes, processos internos e aprendizado e crescimento. Ainda, segundo os autores, o aprendizado e melhoria da organização refletirão na otimização dos seus processos internos, que, por sua vez, gerará valor para o cliente e, por consequência, resultará no desempenho financeiro da organização. Este artigo analisa uma agência bancária pertencente a uma grande rede européia com mais de 150 anos de atividade, de modo a demonstrar que até mesmo instituições que possuem uma natureza predominantemente financeira, devem atentar para as demais perspectivas não-financeiras em sua área de atuação, o que será demonstrado no decorrer deste artigo.pt_BR
dc.description.abstractThe Balanced Scorecard is a management tool that has as its core the idea that an organization can not only be measured financially and that other perspectives should be analyzed. The authors creators, Kaplan and Norton, depict other three perspectives: customer, internal processes and learning and growth. Still, according to the authors, the learning and improvement of the organization reflect the optimization of internal processes, which, in turn, generate customer value and, consequently, result in the organization's financial performance. This paper examines a bank belonging to a large European network with over 150 years of activity, in order to demonstrate that even institutions that have a predominantly financial nature, should look for other non-financial perspectives in their area of expertise, which will be demonstrated throughout this article.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectBalanced Scorecarden
dc.subjectFerramentaspt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectBank agencyen
dc.subjectFinancial institutionen
dc.subjectBancospt_BR
dc.subjectNon-financial perspectivesen
dc.titleAs perspectivas do Balanced Scorecard em uma agência bancáriapt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112573pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record