O uso das tecnologias assistivas no processo de inclusão de alunos com deficiência nas atividades de ensino e de aprendizagem em sala de atendimento educacional especializado
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este trabalho teve como objetivo identificar como os professores estão utilizando os recursos de Tecnologia Assistiva, no processo de ensino - aprendizagem nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de aula. A Tecnologia Assistiva é recurso que auxilia no atendimento das crianças com necessidades especiais. As salas de recursos multifuncionais foram implantadas por meio da Portaria Ministerial nº 13/2007, a qual foi destinada para dar suporte técnico e financeiro ao sistema de e ...
Este trabalho teve como objetivo identificar como os professores estão utilizando os recursos de Tecnologia Assistiva, no processo de ensino - aprendizagem nas salas de Atendimento Educacional Especializado (AEE) e de aula. A Tecnologia Assistiva é recurso que auxilia no atendimento das crianças com necessidades especiais. As salas de recursos multifuncionais foram implantadas por meio da Portaria Ministerial nº 13/2007, a qual foi destinada para dar suporte técnico e financeiro ao sistema de ensino para garantir o acesso ao ensino regular e a oferta do AEE aos alunos com deficiência. Como arcabouço teórico, buscaram-se temas que tratam da inclusão escolar, Tecnologia Assistiva e Salas de Recursos. O caminho metodológico percorrido foi o da pesquisa-ação, utilizando o questionário como instrumento de coleta de dados, visitas às escolas que possuíam e não possuíam salas de AEE, da rede municipal da cidade de Viamão, e uma oficina de formação para os professores das salas de Atendimento Educacional Especializada. Conclui-se que, apesar de todo o esforço e comprometimento por parte dos professores no atendimento dos alunos, a utilização das Tecnologias Assistivas ainda necessita de um aprofundamento mais técnico para auxiliar na indicação e utilização destes recursos para assessorar no desenvolvimento do ensino com estes alunos. ...
Abstract
The present article’s objective was identify how teachers have being utilizyng the Asssitive Technology’s resources during the learning process inside classrooms and Specialized Educational Services rooms. Assistive Technology is a resource that assists in the care of children with special needs. The multifunctional resouses rooms were implement through the Ministerial Order No. 13/2007, which was destinated to offer technical and finacial support to the educational system, aiming to garanting ...
The present article’s objective was identify how teachers have being utilizyng the Asssitive Technology’s resources during the learning process inside classrooms and Specialized Educational Services rooms. Assistive Technology is a resource that assists in the care of children with special needs. The multifunctional resouses rooms were implement through the Ministerial Order No. 13/2007, which was destinated to offer technical and finacial support to the educational system, aiming to garanting the acess to regular education and the disponibilization of Specialized Educational Services rooms to disabilities students. As a theoretical framework, themes dealing with school inclusion, Assistive Technology and Resource Rooms were searched. The methodological way wandered during the present article was that of the action-research. Utilizying the following instruments of data collection: questionnaires, visits to Viamão city’s municipal schools which have and have not Specialized Educational Services and the analizys of a training workshop for Specialized Educational Services’ teachers. It can be concluded that, despite all the effort and commitment on the part of the teachers in the care of the students, the Assitive Technology usage still needs a deeper technical development in order to auxliate in the indication and utilization of the cited resourses for the aid in the educational process with the students. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
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Multidisciplinar (2561)
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