Da formação ao profissional : uma investigação sobre a atuação dos egressos de ciências agrárias no quadro de profissionais da Universidade Federal Rural de Pernambuco
Visualizar/abrir
Data
2019Orientador
Nível acadêmico
Mestrado
Tipo
Assunto
Resumo
Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de servidores Técnicos em Educação e Docentes, vinculados ao quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram alunos de cursos da área de Ciências Agrárias desta universidade em alguma etapa de sua vida acadêmica, seja na graduação ou na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRPE e foi consultada a base de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A pesquisa ...
Este estudo teve por objetivo investigar a inserção de servidores Técnicos em Educação e Docentes, vinculados ao quadro permanente da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), que foram alunos de cursos da área de Ciências Agrárias desta universidade em alguma etapa de sua vida acadêmica, seja na graduação ou na pós-graduação. Para isso buscou-se dados funcionais junto à Pró- Reitoria de Gestão de Pessoas da UFRPE e foi consultada a base de dados da Plataforma Lattes do CNPq. A pesquisa, de abordagem predominantemente qualitativa, mostrou que a universidade forma profissionais com competência suficiente para inclusive absorver parte de seus próprios egressos em seu quadro funcional. Identificou-se que, no quadro de servidores, tanto no Nível Médio, como no Superior Tecnológico e no Magistério Superior, há profissionais da área de Ciências Agrárias que são egressos da UFRPE. A maior parte desses profissionais tem qualificação superior à exigida para ingresso no cargo e, em sua maioria, a obtiveram após o ingresso no quadro de servidores da UFRPE. Conclui-se que a Universidade Federal Rural de Pernambuco cumpre seu papel na formação de profissionais na área de Ciências Agrárias, inserindo profissionais com competência inclusive para atuação em seus próprios quadros. ...
Abstract
This study aimed to investigate the performance of Education Technicians and Professors, linked to the permanent staff of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), who were undergraduate or postgraduate students of Agrarian Sciences courses at this university. For this, we sought functional data from the Dean of People Management at UFRPE and consulted the CNPq Lattes Platform database. The predominantly qualitative research showed that the university trains professionals with suffici ...
This study aimed to investigate the performance of Education Technicians and Professors, linked to the permanent staff of the Federal Rural University of Pernambuco (UFRPE), who were undergraduate or postgraduate students of Agrarian Sciences courses at this university. For this, we sought functional data from the Dean of People Management at UFRPE and consulted the CNPq Lattes Platform database. The predominantly qualitative research showed that the university trains professionals with sufficient competence to even absorb part of its own graduates onto its staff. Graduates of UFRPE’s Agrarian Sciences were found in the staff, both at the High School level and at the Technical and Teaching-oriented Higher Education. Most of them have higher qualifications than those required to enter the position and most obtained it after joining UFRPE's staff. In conclusion, the Federal Rural University of Pernambuco fulfills its role in the formation of professionals in the field of Agrarian Sciences, educating people with competence enough to even join its’ own staff. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Coleções
-
Multidisciplinar (2563)
Este item está licenciado na Creative Commons License