Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorSouza, Diogo Onofre Gomes dept_BR
dc.contributor.authorBarros, Enrique Falceto dept_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:19:18Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206167pt_BR
dc.description.abstractEsta dissertação explora o conceito emergente de Saúde Planetária, buscando compreender o seu surgimento, sua dinâmica, suas tendências ainda incipientes e as possibilidades de inserção no ensino das Ciências da Vida, especialmente na formação de Médicos de Família e Comunidade. Esta dissertação constitui-se, principalmente, a partir do corpo de três artigos já publicados. O primeiro capítulo, do artigo intitulado Planetary Health: A Scientometric Analysis of Scientific Publications, faz uma análise do panorama científico para mapear movimentos de inserção e sedimentação do campo de estudos em Saúde Planetária até 2016. O segundo capítulo, traz um ensaio teórico intitulado A Saúde Planetária como Ferramenta Didática para a Educação Médica, em que se discute o potencial conceitual e metodológico de Saúde Planetária para transformar o ensino e a prática médica. O terceiro capítulo, traz um artigo sobre desafios e oportunidades em Saúde Planetária na Atenção Primária à Saúde, onde elenca-se pontos chave para inserção de Saúde Planetária nas áreas de atuação do Médico de Família e Comunidade, inclusive na educação e pesquisa. Concluindo, consideramos a importância estratégica, desse emergente campo de estudos, como catalisadora para uma transformação necessária do ensino, e como prenúncio de um projeto científico-educacional civilizatório, com potencial para dar novo sentido às Ciências da Vida e criar uma nova identidade planetária. Não obstante, fica patente que é imprescindível continuar-se a pesquisar e desenvolver mais subsídios para a consolidação da Saúde Planetária como campo científico e de efetivas práticas educativas.pt_BR
dc.description.abstractThis dissertation explores de emergent concept of Planetary Health, aiming to comprehend its birth, dynamics and incipient tendencies, and possibilities for insertion in teachings in the life sciences, especially in the training of Family Doctors. This dissertation is constituted mainly from the body of three already published articles. The first chapter, from the article entitled Planetary Health: A Scientometric Analysis of Scientific Publications, makes an analysis of the scientific panorama to map movements of insertion and sedimentation of the field of studies in Planetary Health until 2016. The second chapter brings a theoretical essay on Planetary Health as a Didactic Tool for Medical Education - in which we discuss the conceptual and methodological potential of Planetary Health to transform medical teaching and practice. The third chapter brings an article about the challenges and opportunities in Planetary Health in Primary Health Care, where we describe key points for Planetary Health insertion in the areas of family practice, including education and research. In conclusion, we consider the strategic importance of this emergent field of studies as a catalizer for a necessary educational transformation, and as foreshadows of a civilizatory scientific-educational project with potential to give new meaning to the life sciences, and to create a new planetary identity. Nonetheless, it becomes clear the inescapable need to continue researching and developing subsidies in order to consolidation Planetary Health as a scientific field and effective educational practice.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPlanetary healthen
dc.subjectAtenção primária à saúdept_BR
dc.subjectMedicinapt_BR
dc.subjectMedical educationen
dc.subjectCiências da saúdept_BR
dc.subjectPrimary health careen
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectSaúde ambientalpt_BR
dc.titleSaúde planetária: um novo campo de estudos nas Ciências da Vida?pt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111501pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem