Saúde planetária: um novo campo de estudos nas Ciências da Vida?
Fecha
2019Nivel académico
Maestría
Tipo
Materia
Resumo
Esta dissertação explora o conceito emergente de Saúde Planetária, buscando compreender o seu surgimento, sua dinâmica, suas tendências ainda incipientes e as possibilidades de inserção no ensino das Ciências da Vida, especialmente na formação de Médicos de Família e Comunidade. Esta dissertação constitui-se, principalmente, a partir do corpo de três artigos já publicados. O primeiro capítulo, do artigo intitulado Planetary Health: A Scientometric Analysis of Scientific Publications, faz uma an ...
Esta dissertação explora o conceito emergente de Saúde Planetária, buscando compreender o seu surgimento, sua dinâmica, suas tendências ainda incipientes e as possibilidades de inserção no ensino das Ciências da Vida, especialmente na formação de Médicos de Família e Comunidade. Esta dissertação constitui-se, principalmente, a partir do corpo de três artigos já publicados. O primeiro capítulo, do artigo intitulado Planetary Health: A Scientometric Analysis of Scientific Publications, faz uma análise do panorama científico para mapear movimentos de inserção e sedimentação do campo de estudos em Saúde Planetária até 2016. O segundo capítulo, traz um ensaio teórico intitulado A Saúde Planetária como Ferramenta Didática para a Educação Médica, em que se discute o potencial conceitual e metodológico de Saúde Planetária para transformar o ensino e a prática médica. O terceiro capítulo, traz um artigo sobre desafios e oportunidades em Saúde Planetária na Atenção Primária à Saúde, onde elenca-se pontos chave para inserção de Saúde Planetária nas áreas de atuação do Médico de Família e Comunidade, inclusive na educação e pesquisa. Concluindo, consideramos a importância estratégica, desse emergente campo de estudos, como catalisadora para uma transformação necessária do ensino, e como prenúncio de um projeto científico-educacional civilizatório, com potencial para dar novo sentido às Ciências da Vida e criar uma nova identidade planetária. Não obstante, fica patente que é imprescindível continuar-se a pesquisar e desenvolver mais subsídios para a consolidação da Saúde Planetária como campo científico e de efetivas práticas educativas. ...
Abstract
This dissertation explores de emergent concept of Planetary Health, aiming to comprehend its birth, dynamics and incipient tendencies, and possibilities for insertion in teachings in the life sciences, especially in the training of Family Doctors. This dissertation is constituted mainly from the body of three already published articles. The first chapter, from the article entitled Planetary Health: A Scientometric Analysis of Scientific Publications, makes an analysis of the scientific panorama ...
This dissertation explores de emergent concept of Planetary Health, aiming to comprehend its birth, dynamics and incipient tendencies, and possibilities for insertion in teachings in the life sciences, especially in the training of Family Doctors. This dissertation is constituted mainly from the body of three already published articles. The first chapter, from the article entitled Planetary Health: A Scientometric Analysis of Scientific Publications, makes an analysis of the scientific panorama to map movements of insertion and sedimentation of the field of studies in Planetary Health until 2016. The second chapter brings a theoretical essay on Planetary Health as a Didactic Tool for Medical Education - in which we discuss the conceptual and methodological potential of Planetary Health to transform medical teaching and practice. The third chapter brings an article about the challenges and opportunities in Planetary Health in Primary Health Care, where we describe key points for Planetary Health insertion in the areas of family practice, including education and research. In conclusion, we consider the strategic importance of this emergent field of studies as a catalizer for a necessary educational transformation, and as foreshadows of a civilizatory scientific-educational project with potential to give new meaning to the life sciences, and to create a new planetary identity. Nonetheless, it becomes clear the inescapable need to continue researching and developing subsidies in order to consolidation Planetary Health as a scientific field and effective educational practice. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Ciências Básicas da Saúde. Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde.
Colecciones
-
Multidisciplinario (2563)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License