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dc.contributor.advisorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorRitta, Rodrigo Barbosapt_BR
dc.date.accessioned2020-02-22T04:19:15Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206165pt_BR
dc.description.abstractA competitividade empresarial, cada vez mais acirrada, na busca constante de satisfazer as necessidades e expectativas dos clientes com excelência e de forma mais eficiente e eficaz que os concorrentes, tornam essencial o bom gerenciamento, e, por conseguinte, o desenvolvimento de um sistema de custeio que, não somente atenda à legislação fiscal e não infrinja os princípios contábeis, mas também, seja uma ferramenta de suporte e auxílio no processo de tomada de decisões gerenciais. Em uma indústria, onde o ambiente empresarial é muito dinâmico e a linha de produção pode abranger diversos produtos e de diferentes tipos, envolvendo múltiplos fatores de produção, de restrições, além de parâmetros que estão constantemente se inovando e se renovando. Nesse contexto, como o gestor saberá se esses produtos são rentáveis? Quanto cada um deles contribui para a manutenção da empresa e para a formação do lucro? Ademais, qual a viabilidade de se continuar com o mesmo mix de produtos? Assim, este trabalho tem por objetivo estudar a margem de contribuição como ferramenta auxiliar e de suporte às tomadas de decisões gerenciais, visando a maximização dos resultados de produção e a avaliação da viabilidade de se continuar produzindo certos itens. Além disso, este artigo efetua um estudo de caso em uma indústria de plástico, voltado à mensuração da rentabilidade de alguns dos produtos fabricados.pt_BR
dc.description.abstractIn the business competitiveness environment, increasingly fierce, drive by the constant search to satisfy customer’s needs and expectations with excellence, more efficiently and effectively than competitors, becomes essential the proper management, and, consequently, the development of a costing system to, not only meets the tax laws and doesn’t infringe the accounting principles, but also a tool to support and assist in management process of decisions making. In an industry, where the business environment is very dynamic and the product line can include several products of different kinds, involving multiples factors of production, restriction, and parameters that are constantly innovating and renewing it. In this sense, how the manager will know if these products are profitable? How much each of them contributes to the maintenance of the company and for the profit formation? Moreover, which the viability to continuing with the same mix of products? Thus, this article aims to study the contribution margin as a valuable and support tool to the manager decision-making process, in order to maximize production results and viability assessment to continue producing some items. Furthermore, this article performs a case study in a plastics injection industry, directed to the profitability measurement of some the manufactured products.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCostsen
dc.subjectTomada de decisãopt_BR
dc.subjectCustopt_BR
dc.subjectVariable costingen
dc.subjectContribution marginen
dc.subjectProduçãopt_BR
dc.subjectIndustryen
dc.titleDecisão de produção com base na margem de contribuição unitária : um estudo em uma indústria de plásticospt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112677pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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