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dc.contributor.advisorRocha Neto, Ivanpt_BR
dc.contributor.authorYamada, Izaura Matikopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-21T04:11:43Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206141pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho teve como objetivo analisar de maneira ampla resultados do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), este como instrumento de cooperação internacional, que viabiliza oportunidades a estrangeiros de países em desenvolvimento de se qualificarem em nível de mestrado e doutorado no Brasil. Foi aplicado um questionário semiestruturado, envolvendo 796 estudantes, dos quais 401 responderam ao questionário. O resultado do estudo gerou o primeiro artigo intitulado “O Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) do CNPq, enquanto instrumento de cooperação internacional e sua evolução no período de 1995-2012”. A pesquisa permitiu identificar aspectos relevantes do Programa, possibilitando entender, no contexto geral, o seu desempenho e elucidar importantes lacunas do PEC-PG. Também foi constatado que o Programa se consolidou e se tornou referência a muitos estudantes da cooperação Sul-Sul, atraídos por universidades brasileiras de destaque, o que favoreceu sobremaneira a imagem do Brasil junto aos países em desenvolvimento. Outro ponto que a pesquisa buscou analisar foi a inserção do egresso no mercado de trabalho, partindo da premissa de que esse aspecto é um dos elementos que sinaliza, em termos de resultados, o desempenho do PEC-PG. Decorreu dessa pesquisa o segundo artigo submetido para publicação intitulado “A inserção no mercado de trabalho dos egressos do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG) e percepção sobre a importância das IES brasileiras na sua formação”. Dados a respeito demonstraram que o Programa cumpre o seu papel de qualificar profissionais por meio das universidades brasileiras, estas, consideradas, no geral, de excelente qualidade e responsáveis pelos resultados positivos do PEC-PG, por contribuir no crescimento pessoal, na inserção e recolocação do egresso no mercado de trabalho e por proporcionar o diferencial necessário para impulsionar a carreira profissional de muitos egressos do PEC-PG. Ainda revela que o Programa, enquanto instrumento de cooperação internacional, é representativo e reconhecido pelos estudantes dos países em desenvolvimento, por promover oportunidades de estudos em IES de renome no Brasil e também por retratar a imagem positiva do País no contexto da Política Externa Brasileira, sobretudo pela atuação das universidades brasileiras na formação de pessoal qualificado.pt_BR
dc.description.abstractThis study aimed to analyze widely The Graduate Student-Agreement Program (PEC-PG) results as an international cooperation instrument that enables opportunities for foreigners from developing countries to qualify at masters and doctoral degrees in Brazil. A semi-structured questionnaire was applied to 796 students of which 401 answered the questionnaire. The result of the study generated the first article entitled "The Graduate Student Agreement Program (PEC-PG) of CNPq, as an instrument of international cooperation and its evolution in the period of 1995-2012". Data related to these matter it was enable to identify relevant aspects of the Program making it possible to understand, in the general context, it’s results and to elucidate important loopholes in PEC-PG. It was also noted that the Program was consolidated and it became a reference to many students of South-South cooperation, attracted by leading Brazilian universities, which particularly favored the image of Brazil among developing countries. Another point that was studied was the insertion of graduates in the labor market. This aspect is one of the elements that signals, in terms of results, the program's performance. The research resulted in a second article submitted for publication entitled “The insertion of alumni in the labor market of the Student-Graduate Agreement Program (PEC-PG) and perception about the importance of Brazilian universities in their formation”. Data related to this matter demonstrated that the Program fulfills its role of qualifying professionals through the Brazilian universities. These universities are considered, in general, of excellent quality and responsible for the positive results of the PEC-PG, especially by contributing to personal growth, insertion and replacement of alumni in the labor market and for providing the necessary differential to boost the careers of many alumni of the PEC-PG. It also reveals that the Program, as an instrument of International cooperation, is representative and recognized by students from developing countries, by promoting opportunities for studies in renowned institutions in Brazil. And as well as for portraying a positive image of the country in the context of the Brazilian Foreign Policy, especially due to the performance of the Brazilian universities in training qualified personnel.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectConselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.subjectInternational cooperationen
dc.subjectLabor market insertionen
dc.subjectCooperação internacionalpt_BR
dc.subjectGraduatesen
dc.subjectInternacionalização da educaçãopt_BR
dc.subjectHigher educationen
dc.subjectEducação superiorpt_BR
dc.subjectInserção profissionalpt_BR
dc.subjectEvaluationen
dc.titleA contribuição da cooperação internacional na formação de recursos humanos de estrangeiros no país : análise do Programa Estudante-Convênio de Pós-Graduação (PEC-PG), do CNPqpt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001111916pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Ciências Básicas da Saúdept_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúdept_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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