Show simple item record

dc.contributor.advisorMaggio, Sandra Sirangelopt_BR
dc.contributor.authorBrody, Paulo José Hauserpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-19T04:09:03Zpt_BR
dc.date.issued2006pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/206066pt_BR
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é examinar os princípios composicionais empregados na peça Rei Lear, de William Shakespeare, de modo a relacioná-los com as mudanças observadas nos períodos elizabetano e jaimesco. Essas referem-se principalmente à longa transição do feudalismo para o capitalismo, à subseqüente coexistência de ambos os modos de produção na Inglaterra dos começos da era moderna, e, conseqüentemente, de representações ideológicas tanto medievais como modernas. Uma tradicional tendência nos estudos literários e históricos da Inglaterra é a de descrever tal coexistência como sendo pacífica e evolucionária; contudo, estudos mais recentes apresentam tal período de transição como sendo muito conflituoso. Creio que Rei Lear lida com esses conflitos não apenas através de seu enredo, como principalmente por meio de sua estruturação. Para atingir o objetivo proposto, utilizarei o procedimento da close reading para as duas cenas iniciais (I.1 e I.2), em razão de estas apresentarem os principais elementos estruturais da peça. Em seguida, apresentarei eventos históricos dos períodos Tudor e Stuart de maneira sucinta, os quais serão relacionados com os artifícios estruturadores presentes em I.1 e I.2. O próximo passo será o de examinar com menos detalhamento outras cenas relevantes, visando identificar nestas aqueles aspectos estruturais analisados nos capítulos anteriores, bem como relacioná-los com os conflitos na Inglaterra dos começos da era moderna. O último capítulo examinará a composição social do público de Shakespeare, suas preferências dramáticas e literárias, e a forma como Rei Lear lida com essas, com o propósito de estabelecer uma constante quebra de expectativas em termos estéticos. A base teórica para esta dissertação serão os escritos de Karl Marx, os quais considero relevantes para a elucidação de fatores sócio-econômicos nas histórias inglesa e européia. Outros pensadores marxistas, tais como Brecht e Jameson, auxiliarão a estabelecer a conexão desses com a organização estética proposta em Rei Lear. Ocasionalmente aplicarei outras teorias literárias como complemento, tais como o continuum formalista-estruturalista e a estética da recepção. Na conclusão, comentarei a cena final da peça. Ao término do trabalho, espero validar a tese de que a organização estética propositalmente instável de Rei Lear apresenta uma relação com a luta de classes na Inglaterra dos primórdios da era moderna.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis aims at studying the compositional principles of William Shakespeare’s play King Lear, in order to understand the way its structuring relates to the changes observed in Elizabethan and Jacobean times. Such changes concern mainly the long transition from feudalism to capitalism, the subsequent coexistence in early modern England of both modes of production and, consequently, of both medieval and modern ideological representations. Although a traditional tendency of the English literary and historical studies describes such coexistence as peaceful and evolutionary, more recent studies depict those times of transition as very conflictive. I believe King Lear deals with such conflicts not only by way of its plot, but mainly in the manner it is structured. In order to pursue my goal, I will present a close reading of the two initial scenes (I.1 and I.2) , for they present the main structural features of the play. Subsequently, I will present a brief account of historical events in both Tudor and Stuart times and connect those to the structuring devices presented in I.1 and I.2. I will then examine some further relevant scenes in lesser detail, in order to identify the structural features analysed in the previous chapters as well as their connection to the conflicts in early modern England. The last chapter will examine the social composition of Shakespeare’s audience, their dramatic and literary preferences, and the manner in which King Lear deals with those in order to provide a constant break of expectations concerning its aesthetics. The theoretical basis for this thesis will rely on the writings of Karl Marx, which I deem relevant to elucidate socio-economic factors in the English and European history. Other Marxist thinkers, such as Brecht and Jameson, will help me establish the connection with the aesthetic organization proposed in King Lear. I will occasionally employ other literary theories as a complementing tool, such as the formalist-structuralist continuum and the aesthetics of reception. In the conclusion, I will comment on the play’s final scene. At the end of the work I hope to validate the thesis proposed, being it that the intentionally unstable aesthetic organization of King Lear relates to the developments of class struggle in early modern England.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectLiteratura inglesapt_BR
dc.subjectEnglish literatureen
dc.subjectKing Learen
dc.subjectTeatropt_BR
dc.subjectShakespeareen
dc.subjectShakespeare, William, 1564-1616pt_BR
dc.subjectMarxismen
dc.subjectCritica e interpretacaopt_BR
dc.subjectMarxismopt_BR
dc.subjectElizabethan and Jacobean timesen
dc.titleKing lear : dramatic literature as a time machinept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.nrb000573866pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Letraspt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2006pt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record