Percepções dos ex-discentes e professores sobre a disciplina de Sociologia : um estudo de caso sobre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul
dc.contributor.advisor | Passiani, Enio | pt_BR |
dc.contributor.author | Borges, Daniel Santos | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-02-13T04:22:22Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205822 | pt_BR |
dc.description.abstract | O campo de investigação deste trabalho recai sobre os significados que ex-alunos (as), coordenador e a professora de sociologia do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), curso de biotecnologia, Campus Porto Alegre, constroem a respeito da disciplina de Sociologia das Organizações e do Trabalho. As prospecções de dados foram realizadas no endereço eletrônico do Instituto Federal e Instituto Federal Campus Porto Alegre, IFRS, sendo que a coleta foi feita a partir dos documentos sobre os referenciais históricos, legais e organizacionais da IFRS, a estrutura do instituto e a estrutura do curso de Biotecnologia somada às entrevistas semiestruturadas com o coordenador do curso de Biotecnologia, a professora de Sociologia e com dois ex-alunos (as) do curso. A análise do trabalho baseou-se no conceito de ator plural, do sociólogo Bernard Lahire. Os dados da pesquisa revelam que os alunos (as) e professores compreendem de modos distintos a sociologia como uma disciplina importante, no sentido que os ajudam a perceber as formas de organização do trabalho. | pt_BR |
dc.description.abstract | The field of investigation of this study relies on the meaning that the former students, the course coordinator, and the Sociology teacher at the Federal Institute of Rio Grande do Sul, Biotechnology course, Porto Alegre Campus, have built toward the Organizational and Labouring Sociology course. The data-mining has been performed at the electronic address of the Federal Institute and also at Campus Porto Alegre, at the Federal Institute, IFRS. The data has covered historical references and legal and organizational documents of the Federal Institute. Besides, research has been developed regarding the structure of the institute and its Biotechnology course alongside the semi-structured interviews with the coordinator of the Biotechnology course, the Sociology teacher, and two former students. The work analysis was based on Bernard Lahire’s concept of plural actor. Research results demonstrate that students and teachers may understand Sociology distinctively. This diversity of visions, however, helps them realize the different social manners of labouring organization. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Sociologia das organizações | pt_BR |
dc.subject | Sociology | en |
dc.subject | Sociologia do trabalho | pt_BR |
dc.subject | Organizational and labouring sociology | en |
dc.subject | Ensino de sociologia | pt_BR |
dc.subject | Sociology in high school | en |
dc.subject | Technical schools | en |
dc.subject | Technical biotechnology course | en |
dc.title | Percepções dos ex-discentes e professores sobre a disciplina de Sociologia : um estudo de caso sobre o Instituto Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111463 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Filosofia e Ciências Humanas | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Ciências Sociais: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Ciências Sociais (750)