Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorGuazzelli, Cesar Augusto Barcellospt_BR
dc.contributor.authorSouza, Matheus Ferreira dept_BR
dc.date.accessioned2020-02-13T04:22:03Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205796pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo analisar o filme Noites Paraguayas para compreender como este mobiliza uma série de representações sociais a respeito do processo de modernização conservadora que ocorreu no Brasil nos governos militares durante as décadas de 1960 e 1970. Através do conceito de Representação formulado pela história cultural de Roger Chartier, bem como nas contribuições de Marc Ferro e Pierre Sorlin a respeito das possíveis intersecções entre o cinema e o campo da história, será descrito o modo pelo qual o filme mobiliza representações a respeito da sociedade brasileira. A partir de uma breve descrição do campo cinematográfico brasileiro, lugar social de onde emergem tais representações, será possível vislumbrar como os elementos presentes no filme dialogam com a tradição do cinema brasileiro moderno que surge nos anos 1950 através de uma crescente politização das obras e uma intensa relação com o campo maior da cultura e com as questões referentes à formação social do país, traduzindo as próprias dinâmicas de organização presentes na sociedade brasileira no seu processo de modernização.pt_BR
dc.description.abstractThis paper aims to analyze the movie Noites Paraguayas to understand how it uses a number of social representations about the conservative modernization process who took place in Brazil during the 1960s and 1970s when there was an military dictatorship. Using the concept of representation developed by the Roger Chartier’s Cultural History as well as the contributions of Marc Ferro and Pierre Sorlin about the relations between Cinema and History will be described the way the movie uses representations referring to Brazilian Society. Starting from a brief description of the brazilian cinematographic field, social place where emerges such representations, will be possible to see how the elements on the movie dialogue with the brazilian modern cinema tradition who emerges in the 1950s through a growing politicization of the movies and a intense relation with the brazilian culture and the questions about the social aspects of the country, traducting the own organization dynamics of the brazilian Society in its modernization process.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectSocial representationsen
dc.subjectNoites paraguaias (Filme)pt_BR
dc.subjectCinema e históriapt_BR
dc.subjectCinema and historyen
dc.subjectConservative modernizationen
dc.subjectRepresentações sociaispt_BR
dc.subjectBrazilian cinemaen
dc.titleRepresentações da modernização conservadora : um estudo a partir do filme Noites paraguayaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111925pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Filosofia e Ciências Humanaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationHistória: Bachareladopt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem