As competências comportamentais e o ensino de engenharia : percepção de alunos e professores sobre as possibilidades de desenvolvimento
View/ Open
Date
2019Author
Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
Diante das demandas e exigências presentes no mercado de trabalho, foram homologadas em 23 de abril de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs de Engenharia), as quais visam promover um ensino não somente focado em conhecimentos técnicos e exatos, mas que também estimule o desenvolvimento de soft skills - definidas como habilidades sociais ou competências comportamentais. É esperado que essas medidas resultem numa formação mais humanística e emp ...
Diante das demandas e exigências presentes no mercado de trabalho, foram homologadas em 23 de abril de 2019 as novas Diretrizes Curriculares Nacionais do Curso de Graduação em Engenharia (DCNs de Engenharia), as quais visam promover um ensino não somente focado em conhecimentos técnicos e exatos, mas que também estimule o desenvolvimento de soft skills - definidas como habilidades sociais ou competências comportamentais. É esperado que essas medidas resultem numa formação mais humanística e empreendedora, propiciando aos alunos a capacidade de administrar situações complexas, fazendo uso de conhecimentos, habilidades e atitudes. O presente estudo teve como objetivo realizar um diagnóstico do cenário atual através das percepções de alunos e professores da UFRGS quanto às competências comportamentais (soft skills) em relação a sua importância, nível de desenvolvimento nos planos pedagógicos de curso atuais e com maior possibilidade de implementação nas disciplinas dos cursos de Engenharia. Foram identificadas também identificadas disciplinas e projetos que são percebidas como apresentando sucesso para o desenvolvimento de soft skills, bem como sugestões de professores sobre práticas pedagógicas que venham sendo ou possam ser implementadas nas cadeiras as quais lecionam. Através de análises quantitativas, foram ordenadas as competências de acordo com as notas de importância atribuídas pelos grupos amostrais e foi observado que há divergência na percepção de alunos e professores sobre o tema. Análises qualitativas evidenciaram de forma mais detalhada algumas percepções de decentes e discentes sobre a importância, necessidade e possibilidade de melhorar o cenário atual no que diz respeito ao desenvolvimento dessas competências. Por fim, professores indicaram práticas principalmente relacionadas à aprendizagem ativa, as quais acreditam impactar positivamente na formação dos estudantes universitários no tocante às competências comportamentais. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Escola de Engenharia. Curso de Engenharia Civil.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License