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dc.contributor.advisorRossoni, Eloápt_BR
dc.contributor.authorMüller, Milena Marcelept_BR
dc.date.accessioned2020-02-11T04:16:05Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205726pt_BR
dc.description.abstractA partir das Diretrizes Curriculares Nacionais de 2002, o currículo de graduação em Odontologia tornou-se mais sensível às necessidades do mundo do trabalho. As diretrizes enfatizam a necessidade dos estudantes vivenciarem a gestão do cuidado em saúde, que é o provimento ou a disponibilização das tecnologias de saúde, de acordo com as necessidades singulares de cada pessoa, em diferentes momentos de sua vida, visando seu bem-estar, segurança e autonomia para seguir com uma vida produtiva e feliz (CECILIO, 2011). O objetivo deste estudo é analisar as percepções dos egressos do curso diurno de Odontologia da UFRGS sobre suas experiências de gestão do cuidado em saúde durante os estágios curriculares no SUS. É um estudo de natureza descritiva com sistematização de dados qualitativos e quantitativos, produzidos por meio de um questionário com questões fechadas e abertas, dos relatórios dos estudantes no Estágio Curricular Supervisionado I e entrevistas. O questionário foi enviado para 491 egressos de 2012/1 a 2017/2, sendo que destes, 172 egressos aceitaram participar da pesquisa e responderam ao questionário. Convidou-se uma amostra intencional de 14 egressos representativa de cada semestre para realização de entrevistas em profundidade. O material quantitativo foi submetido à estatística descritiva e os dados qualitativos foram sistematizados em planilhas e agrupados considerando o referencial teórico de Cecilio (2011) sobre as dimensões do cuidado em saúde e os objetivos do estudo. Considerando que os dados quantitativos e qualitativos são complementares foram construídas duas unidades de análise: Caracterização e inserção dos egressos e Cenários de práticas e dimensões da gestão do cuidado em saúde. Os egressos apresentam média de 26 anos de idade, sendo que a maioria (70,1%) é do sexo feminino, 30,4% estão empregados na rede pública de saúde e a metade deles atua na cidade de Porto Alegre. Os estágios curriculares no SUS possibilitaram aos estudantes a vivência em cenários de prática que permitiram interagir com as várias dimensões da gestão do cuidado em saúde. A inserção na comunidade, o entendimento do SUS e a compreensão da importância de considerar a cultura, os valores, as diferentes realidades sociais e econômicas dos usuários fizeram parte do itinerário formativo dos egressos, de modo a prepará-los para promover atenção integral ao usuário. Conclui-se que as experiências dos estágios curriculares no SUS são consideradas pelos egressos importantes em sua formação acadêmica, profissional e pessoalpt_BR
dc.description.abstractFrom the 2002 National Curriculum Guidelines, the undergraduate curriculum in dentistry has become more sensitive to the needs of the world of work. The guidelines emphasize the need for students to experience health care management, which is the provision or availability of health technologies, according to the unique needs of each person, at different times of their life, aiming at their well-being, security and autonomy to follow a productive and happy life (CECILIO, 2011). The objective of this study is to analyze the perceptions of the graduates of the daytime course of Dentistry of the UFRGS on their experiences of health care management during the curricular stages in the SUS. It is a descriptive study with systematization of qualitative and quantitative data, produced through a questionnaire with closed and open questions, the reports of the students in the Supervised Curricular Internship I and interviews. The questionnaire was sent to 491 graduates from 2012/1 to 2017/2, of which, 172 graduates accepted to participate in the survey and answered the questionnaire. An intentional sample of 14 graduates from each semester was invited for in-depth interviews. The quantitative material was submitted to descriptive statistics and qualitative data were systematized in spreadsheets and grouped considering the theoretical reference of Cecílio (2011) on the dimensions of health care and the objectives of the study. Considering that the quantitative and qualitative data are complementary, two units of analysis were constructed: Characterization and insertion of graduates and Scenarios of practices and dimensions of health care management. The graduates present an average of 26 years of age, the majority (70.1%) are female, 30.4% are employed in the public health network and half of them work in the city of Porto Alegre. The curricular stages in the SUS enabled the students to live in practice scenarios that allowed them to interact with the various dimensions of health care management. The insertion in the community, the understanding of the SUS and the understanding of the importance of considering the culture, the values, the different social and economic realities of the users were part of the formative itinerary of the graduates, so as to prepare them to promote integral attention to the user . It is concluded that the experiences of the curricular stages in the SUS are considered by the graduates important in their academic, professional and personal formationen
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectHealth Managementen
dc.subjectGestão em saúdept_BR
dc.subjectAssistência odontológicapt_BR
dc.subjectDental Careen
dc.subjectEducação em odontologiapt_BR
dc.subjectEducation, Dentalen
dc.titleGestão do cuidado em saúde nos estágios curriculares de odontologia no SUSpt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001112098pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Odontologiapt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationOdontologiapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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