Transparência como princípio normativo do jornalismo : a prática de fact-checking no Brasil
Fecha
2019Otro título
Transparency as journalistic normative principle: the fact-checking practice in Brazil
Materia
Resumo
Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a transparência como princípio normativo no jornalismo a partir de estudo da prática de fact-checking no Brasil. Inspiradas no método weberiano de investigação, concebemos o “jornalismo de verificação” como tipo ideal depois de analisar fatores indicativos de mudanças “normais” e “estruturais”, que podem sugerir uma mutação paradigmática, nos termos de Charron e Bonville (2016). Ao tomar os serviços de checagem como objeto empírico de análise, destacamos ...
Neste artigo, faz-se uma reflexão sobre a transparência como princípio normativo no jornalismo a partir de estudo da prática de fact-checking no Brasil. Inspiradas no método weberiano de investigação, concebemos o “jornalismo de verificação” como tipo ideal depois de analisar fatores indicativos de mudanças “normais” e “estruturais”, que podem sugerir uma mutação paradigmática, nos termos de Charron e Bonville (2016). Ao tomar os serviços de checagem como objeto empírico de análise, destacamos a transparência como valor profissional e social no jornalismo contemporâneo. ...
Abstract
The paper discuss transparency as a normative principle of journalism based in a study about the fact-checking practice in Brazil. According Weberian method, the text presents the “verification journalism” (SEIBT, 2019) as an ideal type to investigate indicative elements of “normal changes” and “structural changes”, wich may evidence or suggest a paradigmatic mutation of journalism (CHARRON; BONVILLE, 2016). Annalyzing fact-checking services as the main empirical manifestation of “verification ...
The paper discuss transparency as a normative principle of journalism based in a study about the fact-checking practice in Brazil. According Weberian method, the text presents the “verification journalism” (SEIBT, 2019) as an ideal type to investigate indicative elements of “normal changes” and “structural changes”, wich may evidence or suggest a paradigmatic mutation of journalism (CHARRON; BONVILLE, 2016). Annalyzing fact-checking services as the main empirical manifestation of “verification journalism”, the transparency emerges as a professional and social value in the contemporaneity. ...
En
Comunicação Pública. Lisboa : Escola Superior de Comunicação Social, 2019. Vol. 14, n. 27 (2019), 14 p.
Origen
Estranjero
Colecciones
-
Artículos de Periódicos (41918)Ciencias Sociales Aplicadas (4305)
Este ítem está licenciado en la Creative Commons License
