Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.authorCrestani, Jéssica dos Santospt_BR
dc.contributor.authorCarvalho, Carolinapt_BR
dc.contributor.authorCarraro, Wendy Beatriz Witt Haddadpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:18:04Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-3029pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205541pt_BR
dc.description.abstractO ensino do empreendedorismo no Brasil tem proporcionado novos desafios às Instituições de Ensino Superior (IES) e aos atores envolvidos no processo de ensino. Neste sentido, este estudo tem como objetivo identificar o perfil e o potencial empreendedor dos alunos de um curso de Ciências Contábeis de uma Universidade da região Sul do Brasil. Esta pesquisa é classificada como quantitativa e descritiva e foi realizada a partir da aplicação de um levantamento realizado com os alunos de Ciências Contábeis de uma IES do setor público nos anos de 2016 e 2018, tendo o total de 394 respondentes. Dentre os resultados, observou-se que os respondentes do gênero masculino demonstram maiores intenções empreendedoras, e que o grupo que demonstrou maior intenção de empreender possui maior nível de confiança em gerir e resolver os problemas de um negócio. Ainda que de maneira fraca, constatou-se em 2018 um maior interesse dos participantes sobre a temática de empreendedorismo, uma vez que, aqueles que cursaram uma ou mais disciplinas que abordaram o tema, também buscaram participar de cursos extracurriculares para conhecerem mais as iniciativas da Universidade. O estudo contribui ao destacar que estudantes de Ciências Contábeis possuem habilidades empreendedoras com potencial de utilizar suas habilidades técnicas para iniciar e gerir um negócio.pt_BR
dc.description.abstractThe entrepreneurship education in Brazil has been providing new challenges to the High Education Institutions (HEI) and to the actors that are involved in the education process (SEBRAE; ENDEAVOR, 2016). In this regard, this study aims to identify the students from a South Brazil University profile and entrepreneurial potential. This research is classified as quantitative and descriptive and it was realized through the application of a survey that was done with Accounting students of a public HEI in 2016 and 2018, with a total of 394 respondents. Among the results obtained, it was observed that the male gender respondents have demonstrated greater entrepreneurial intentions, and the group that have shown more entrepreneurial intentions has the higher confidence level to manage and to solve business problems. Although it is in a weak manner, it was found in 2018 a major interest of the participants concerning the entrepreneurship theme, since the ones that attended one or more subjects about the theme also have sought to participate of other extracurricular courses to know more about the University’s activities. The study contributes by highlighting that students of Accounting Sciences have entrepreneurial skills, with the potential to use their technical skills to start and run a business.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Expectativa. Cascavél, PR. Vol. 18, no. 1 (jan./jun. 2019), p. 44-70pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEmpreendedorismopt_BR
dc.subjectEntrepreneurshipen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectAccountingen
dc.subjectEstudantept_BR
dc.subjectEntrepreneurial Educationen
dc.titleEmpreendedorismo na universidade : perfil e potencial empreendedor dos alunos de Ciências Contábeispt_BR
dc.title.alternativeEnterpreneurship in the university : accouinting students profile and entrepreneurial potentialen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110495pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem