O ensino de Geografia associado à saúde no ambiente escolar
Fecha
2019Autor
Tutor
Nivel académico
Grado
Tipo
Otro título
O ensino de Geografia da saúde como um meio de promover a educação em saúde nas escolas
Resumo
Este estudo visa evidenciar a importância das práticas pedagógicas de Geografia da Saúde nas escolas. Sugeriu-se que as atividades fossem trabalhadas por meio da disciplina de Geografia, articulando conhecimentos clássicos (climatologia, demografia, hidrografia, etc.) com as questões de saúde pública presentes no contexto social brasileiro. Porém, as práticas sugeridas podem ser realizadas em diversas etapas escolares e com disciplinas curriculares diferentes, mediante a adaptação dos professor ...
Este estudo visa evidenciar a importância das práticas pedagógicas de Geografia da Saúde nas escolas. Sugeriu-se que as atividades fossem trabalhadas por meio da disciplina de Geografia, articulando conhecimentos clássicos (climatologia, demografia, hidrografia, etc.) com as questões de saúde pública presentes no contexto social brasileiro. Porém, as práticas sugeridas podem ser realizadas em diversas etapas escolares e com disciplinas curriculares diferentes, mediante a adaptação dos professores. Para isso, buscou-se analisar como os educadores podem atuar de forma a promover a prevenção à saúde nos ambientes escolares, com intuito de viabilizar uma maior autonomia e conscientização para que os alunos possam atuar em busca de melhorias nos espaços onde vivem. Desta forma, o Ensino de Geografia da Saúde nas escolas busca educar sobre os determinantes sociais da saúde, que são os aspectos além do bem-estar físico que interferem na condição de saúde da população. Adjunto a isso, foi realizada uma entrevista com uma especialista na área de políticas educacionais, com intuito de discutir as possibilidades de interação entre a Educação e a Saúde. Neste trabalho, ficou evidenciada a importância das atividades práticas para construção de sujeitos ativos e capazes de transformar a realidade em que vivem. Outra perspectiva indica que aumentar o conhecimento dos alunos sobre o território pode promover a saúde nas escolas, pois na medida em que nos apropriamos dos espaços em que vivemos nos sentimos pertencentes ao lugar, isso aumenta nosso interesse, e consequentemente nossa participação, para manter esses espaços saudáveis. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Geociências. Curso de Geografia: Licenciatura.
Colecciones
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Tesinas de Curso de Grado (37678)Tesinas Geografía (463)
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