Show simple item record

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Miguel Pocharskipt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:17:23Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205488pt_BR
dc.description.abstractEste estudo visa evidenciar a importância das práticas pedagógicas de Geografia da Saúde nas escolas. Sugeriu-se que as atividades fossem trabalhadas por meio da disciplina de Geografia, articulando conhecimentos clássicos (climatologia, demografia, hidrografia, etc.) com as questões de saúde pública presentes no contexto social brasileiro. Porém, as práticas sugeridas podem ser realizadas em diversas etapas escolares e com disciplinas curriculares diferentes, mediante a adaptação dos professores. Para isso, buscou-se analisar como os educadores podem atuar de forma a promover a prevenção à saúde nos ambientes escolares, com intuito de viabilizar uma maior autonomia e conscientização para que os alunos possam atuar em busca de melhorias nos espaços onde vivem. Desta forma, o Ensino de Geografia da Saúde nas escolas busca educar sobre os determinantes sociais da saúde, que são os aspectos além do bem-estar físico que interferem na condição de saúde da população. Adjunto a isso, foi realizada uma entrevista com uma especialista na área de políticas educacionais, com intuito de discutir as possibilidades de interação entre a Educação e a Saúde. Neste trabalho, ficou evidenciada a importância das atividades práticas para construção de sujeitos ativos e capazes de transformar a realidade em que vivem. Outra perspectiva indica que aumentar o conhecimento dos alunos sobre o território pode promover a saúde nas escolas, pois na medida em que nos apropriamos dos espaços em que vivemos nos sentimos pertencentes ao lugar, isso aumenta nosso interesse, e consequentemente nossa participação, para manter esses espaços saudáveis.pt_BR
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPromoção da saúdept_BR
dc.subjectTerritóriopt_BR
dc.subjectDeterminantes sociais da saúdept_BR
dc.titleO ensino de Geografia associado à saúde no ambiente escolarpt_BR
dc.title.alternativeO ensino de Geografia da saúde como um meio de promover a educação em saúde nas escolas pt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111168pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record