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dc.contributor.authorDalmolin, Antonio Marcos Teixeirapt_BR
dc.contributor.authorGarcia, Rosane Nunespt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:16:59Zpt_BR
dc.date.issued2020pt_BR
dc.identifier.issn2525-4863pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205451pt_BR
dc.description.abstractO presente artigo investiga como as Licenciaturas em Educação do Campo articulam - se com a área das Ciências da Natureza, a partir das produções socializadas em periódicos nacionais, da área de Ensino da CAPES, entre os anos de 2013 a 2017, com classificação Qualis A1, A2 e B1. As fontes da pesquisa foram 14 artigos, de ntre os 4189 artigos publicados em 25 periódicos. A pesquisa é qualitativa, do tipo bibliográfica, e a técnica de análise foi a Análise Textual Discursiva. Os resultados foram sintetizados em três categorias inter - relacionadas, denominadas: a) Currículos e Culturas na Educação do/no Campo em Ciências da Natureza; b) Formação Docente do/no Campo em Ciências da Natureza; c) Ciência – Tecnologia – Sociedade e Implicações Socioambientais. Destacamos a presença de três elementos centrais, inseparáveis, que são: as populações do campo, os contextos e as intencionalidades. Assim, educadores, educadoras e estudantes, que vivem e trabalham nos diferentes contextos do campo, que vivenciam e problematizam as intencionalidades na Educação, nas Ciências da Natureza e na sociedade, encontram na Educação do Campo um lugar de debate sobre as contradições vividas e de construção de outros caminhos possíveis em termos de sociedade.pt_BR
dc.description.abstractThis paper investigates how licentiate courses in Rural Education articulate with the are a of the Sciences of Nature, from the productions socialized in Brazil, from the Teaching area of CAPES, between the years of 2013 to 2017, with classification A1, A2 and B1. The sources of the research were 14 articles, among 4189 articles published in 25 journals. The research is qualitative, of the bibliographic type, and the technique of analysis was the Textual Discourse Analysis. The results were synthesized in three categories interrelated: a) Curriculums and Cultures in Rural Education in Natural Sc iences; b) Teacher Training in Rural Education in Natural Sciences; c) Science - Technology – Society and Social and Environmental Implications. We highlight the presence of three central, inseparable elements: the rural populations, contexts and intention alities. So, teachers and students, who live and work in different rural contexts, too experience and problematize the intentionalities in Education, the Natural Sciences and society. They find in Rural Education a place of discussion about the lived contr adictions and the construction of other possible ways of society.en
dc.description.abstractEste artículo investiga cómo las Licenciaturas en Educación Rural se articulan con el área de las Ciencias de la Naturaleza, a partir de las producciones socializadas en periódicos na cionales, del área de Enseñanza de la CAPES, entre los años de 2013 a 2017, con clasificación A1, A2 y B1. Las fuentes de la investigación fueron 14 artículos, entre los 4189 artículos publicados en 25 periódicos. La investigación es cualitativa, del tipo bibliográfica, y la técnica de análisis fue la Análisis Textual Discursiva. Los resultados se sintetizaron en tres categorías interrelacionadas, llamada: a) Currículos y Culturas en la Educación Rural en Ciencias de la Naturaleza; b) Formación Docente del / en el Campo en Ciencias de la Naturaleza; c) Ciencia - Tecnología - Sociedad e Implicaciones Socioambientales. Resaltamos la presencia de tres elementos centrales, inseparables, que son: las poblaciones del campo, los contextos y las intencionalidades. A sí, profesores y estudiantes viven y trabajan en diferentes regiones rurales, que experimentan y problematizan las intencionalidades en Educación, Ciencias de la Naturaleza y sociedad, encuentran en la Educación Rural un lugar de debate acerca de las contr adicciones vividas y de la construcción de otras formas posibles de sociedad.es
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Brasileira de Educação do Campo. Tocantinópolis, TO. Vol. 5 (2020), e6455 [28 f.]pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEducação ruralpt_BR
dc.subjectRural Educationen
dc.subjectProdução científicapt_BR
dc.subjectNatural Sciencesen
dc.subjectLicentiate courseen
dc.subjectFormação de professorespt_BR
dc.subjectBibliographic Productionen
dc.subjectTeacher Educationen
dc.subjectEducación Rurales
dc.subjectCiencias de la Naturalezaes
dc.subjectLicenciaturaes
dc.subjectProducción Bibliográficaes
dc.subjectFormación del Profesoradoes
dc.titleLicenciaturas em educação do campo da área de ciências da natureza : análise da produção em periódicos nacionaispt_BR
dc.title.alternativeLicentiate courses in rural education of the area of natural sciences : analysis of the production in national journalsen
dc.title.alternativeLicenciaturas en educación rural del área de ciencias de la naturaleza : análisis de la producción en periódicos nacionaleses
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001110866pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


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