Show simple item record

dc.contributor.authorSantos, Andersonpt_BR
dc.contributor.authorLópez Bello, Samuel Edmundopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-06T04:16:28Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn2238-9210pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205429pt_BR
dc.description.abstractIntegrado à pesquisa de mestrado que buscou a emergência do conceito de Etnomatemaética, que vem se desenvolvendo inspirado, entre outros, nos conceitos de ficção e escrita de si em Foucault, o presente trabalho visa apresentar uma proposta de olhar etnomatemaético através de experiências de ensino de matemática constituídas a partir do que denominamos inicialmente como Língua Matemática. O aporte teórico da pesquisa foi pautado na Análise do Discurso em Foucault, a partir de uma pesquisa teórico-bibliográfica. Partindo de processos de escrita e ficção de si, os alunos envolvidos nas sociedades de aprendizagem analisadas foram incentivados a desenvolver aprendizagens no campo da Matemática, produzindo sentidos individuais sobre campos do conhecimento. Acreditando que toda escrita é um processo de criação em um determinado zeitgeist, propomos a partir desse artigo um outro olhar sobre a Etnomatemática, convidando pesquisadores a conhecer essa Língua Matemática, participando da constituição de uma Etnomatemaética.pt_BR
dc.description.abstractIntegrated to the masters research that sought the emergence of the concept of Ethnomatemaetics, that has been developed inspired, among others, in the concepts of fiction and self-writing in Foucault, the present work aims to present a proposal of an ethnomatemaetic look through experiences of mathematics’ teaching constituted from what we initially called Mathematical Language. The theoretical support of the research was based on Discourse Analysis in Foucault, from a theoretical-bibliographic research. Starting from processes of writing and self-fiction, the students involved in the learning societies analyzed were encouraged to develop learning in the field of mathematics, producing individual meanings about fields of knowledge. Believing that all writing is a process of creation in a certain zeitgeist, we propose another look at Ethnomathematics, inviting researchers to experience a Mathematical Language, being part of the constitution of an Ethnomatemaetics.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Panorâmica. Cuiabá, MT. Vol. 28, n. 2 (jul/dez. 2019), p. 12-27pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEthnomatematicsen
dc.subjectEtnomatemáticapt_BR
dc.subjectEthnomatemaeticsen
dc.subjectLinguagempt_BR
dc.subjectMatemáticapt_BR
dc.subjectLanguageen
dc.subjectMathematicsen
dc.subjectWritingen
dc.titleVivências etnomatemaéticas : linguagem, escrita e ficções de sipt_BR
dc.title.alternativeEthnomatemaetics experiences : language, writing and self fictionsen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001111047pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record