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dc.contributor.advisorSouza, Ângela Rozane Leal dept_BR
dc.contributor.authorLutz, Martinpt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T04:14:57Zpt_BR
dc.date.issued2013pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205404pt_BR
dc.description.abstractDentre as ferramentas disponibilizadas pela contabilidade para o controle e gerenciamento empresarial, este estudo tem por foco a análise Custo-Volume-Lucro, com ênfase na margem de contribuição, no ponto de equilíbrio, margem de segurança e alavancagem operacional, a fim de explicitar pontos outrora escusos e de grande valia para auxiliar na maximização do lucro e viabilizar a melhoria da informação. No presente artigo, foram utilizadas médias, evidenciando-se os produtos que mais se destacaram dentre as análises feitas, avaliando-se um mix de produtos bastante variados. Tais médias podem acarretar em números aproximados, porém, não menos relevantes e elucidativos para os gestores da empresa. Ao final, é indicado o melhor mix de produtos, bem como são feitas propostas de melhorias para que a empresa possa vir a obter resultados mais satisfatórios e direcionar seus esforços com vistas à maximização do lucro e otimização dos seus processos. A empresa estudada atua no ramo de tintas há 30 anos, e apresenta-se num período de crescimento e de mudanças, que a leva a um crescimento que não fazia parte de sua realidade. Portanto, a contabilidade, antes mero instrumento direcionado ao fisco, assume papel fundamental para que sejam atingidas melhorias administrativas em campos chave como o controle e gerenciamento de custos.pt_BR
dc.description.abstractBetween the tools available for business management and control, this study is focused on the Cost-Volume-Profit analysis, with emphasis on contribution margin, breakeven point, margin of safety and operating leverage, in order to elucidate points once hidden and valuable to assist in maximizing profit and enable information improvement. In this article, averages were utilized, showing products that stood out among the analysis performed evaluating a mix of widely varied products. Such averages can result in approximate numbers, but not less relevant and instructive for managers of the company. At the end, the best mix of products is indicated, as well as improvements are proposed in order to obtain more satisfactory results for the company and direct its efforts on the profit maximization and processes optimization.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectCVP modelen
dc.subjectContabilidadept_BR
dc.subjectContribution marginen
dc.subjectLucropt_BR
dc.subjectBreak-even pointen
dc.subjectManagerial accountingen
dc.titleRelação custo-volume para escolha dos produtos que maximizam a lucratividade : um estudo de caso aplicado a uma empresa do ramo do comércio de tintaspt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.contributor.advisor-coBehr, Arielpt_BR
dc.identifier.nrb000921282pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentFaculdade de Ciências Econômicaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2013pt_BR
dc.degree.graduationCiências Contábeispt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


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