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dc.contributor.advisorNascimento, Luis Felipe Machado dopt_BR
dc.contributor.authorAlves, Nilo Barcelospt_BR
dc.date.accessioned2020-02-04T04:14:30Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205394pt_BR
dc.description.abstractEsta tese analisa a Formação Humana Integral (FHI) nos Cursos Superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais (CSTPG) em quatro campi do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (FIRS), a partir de uma análise crítica das diretrizes e documentos oficiais sobre a criação e modificação de cursos da instituição, em contraste com a interpretação e execução dessas diretrizes, analisadas a partir de entrevistas com atores envolvidos no processo. Com base na Teoria Crítica, e na Dialética Negativa como inspiração metodológica, esta pesquisa oferece como contribuição para o campo uma proposta de metodologia para criação e modificação de cursos no âmbito da instituição, na forma de uma instrução normativa (IN). A IN proposta buscar valorizar as diretrizes institucionais e amplia o escopo das ações inerentes a criação e modificação de cursos, trazendo para a construção dos Projeto de Curso e seus Currículos a participação de atores que, frequentemente, não participam desse processo. Esta proposta é o desdobramento imanente da contradição entre a primazia da ideia e a primazia do real, uma proposta burocrática que vislumbra o alcance de um aspecto crucial da missão do IFRS, tão intangível quanto relevante, que é a Formação Humana Integral.pt_BR
dc.description.abstractThis thesis analyzes the Integral Human Formation (IHF) in the Technological Superior Courses in Managerial Processes (TSCGMP) in four campi at Federal Institute of Education, Science and Technology of Rio Grande do Sul (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - IFRS). It starts with a critical analysis of guidelines and official documents regarding the creation and modification of these institutions’ courses, which were confronted with the interpretation and execution of these guidelines. This latter movement was based on the analysis of interviews with the actors involved in the process. Drawing on Critical Theory and Negative Dialectics as a methodological inspiration, this research contributes to the field by offering a methodological proposal for the creation and modification of courses within the institution, in the form of a normative instruction (NI). The proposed NI aims to enhance the institutional guidelines and broadens the scope of actions inherent to the creation and modification of courses, bringing to the construction of the Course Project and its Curricula the participation of actors who often do not participate in these processes. This proposal is the immanent unfolding of the contradiction between the primacy of the idea and the primacy of the real, a bureaucratic proposal that envisions to reach a crucial aspect of the IFRS's mission, as intangible as it is relevant, which is the Integral Human Formation.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectIntegral human formationen
dc.subjectTechnological Superior Courses in Managerial Processesen
dc.subjectTeoria críticapt_BR
dc.subjectDialéticapt_BR
dc.subjectCritical theoryen
dc.subjectNegative dialecticsen
dc.subjectFormação humanapt_BR
dc.subjectFederal Institute of Educationen
dc.subjectGestão por processospt_BR
dc.subjectScience and Technology of Rio Grande do Sulen
dc.titleA formação humana integral nos cursos superiores de Tecnologia em Processos Gerenciais : uma proposta para construção e revisão de projetos pedagógicospt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.nrb001110710pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentEscola de Administraçãopt_BR
dc.degree.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR


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