A finalidade da ética para a qualidade do ensino do curso de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
View/ Open
Date
2013Advisor
Academic level
Graduation
Abstract in Portuguese (Brasil)
A ética tem o propósito de influenciar a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem através do resgate de valores morais associados à dedicação do discente com seus métodos de estudos. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a importância da ética como reflexo da qualidade do ensino no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada na pesquisa caracterizase como quantitativa, qualitativa, descritiva e le ...
A ética tem o propósito de influenciar a melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem através do resgate de valores morais associados à dedicação do discente com seus métodos de estudos. Assim, o objetivo deste estudo é verificar a importância da ética como reflexo da qualidade do ensino no curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A metodologia utilizada na pesquisa caracterizase como quantitativa, qualitativa, descritiva e levantamento, baseado em um questionário, aplicado aos discentes, matriculados no segundo semestre de 2013, do curso de graduação em Ciências Contábeis da UFRGS, totalizando 257. Os discentes pesquisados são 45,91% do gênero masculino, o que evidencia que o gênero feminino foi superior em 8,17%, possuem idade média de 24 anos e 89,10% exercem atividade remunerada. 65,37% dos respondentes já cursaram ou estão cursando a disciplina de Ética. A maioria, 62,65% não usa ou não usou plágio ou procedimentos de cola nos trabalhos e avaliações que realiza ou realizou. No que tange as temáticas relacionadas a ética no curso, em uma escala de 0 (pior avaliação) a 10 (melhor avaliação), a pesquisa evidenciou que foi atribuído maior importância aos seguintes temas: Código de Ética Profissional do Contador, respeito e educação e responsabilidade social. Já em relação a dedicação no curso, da mesma forma de avaliação anterior, a maioria escolheu a escala próxima de 10 para cumprimento do horário (Q13), assiduidade (Q14), cumprimento das atividades propostas pelo Plano de Ensino (Q15), dedicação para realizar as tarefas requeridas nas disciplinas (Q16) e dedicação para aprender nas disciplinas (Q17). Observou-se, portanto, que mesmo com as dificuldades impostas pela atividade remunerada, a maioria dos pesquisados evidenciaram uma conduta adequada com a ética. ...
Abstract
Ethics is intended to influence the improvement of the quality of teaching and learning through the redemption of moral values associated with the dedication of the students with their study methods. The objective of this study is to assess the importance of ethics as a reflection of the quality of education in Accounting course at the Faculty of Economics of the Federal University of Rio Grande do Sul. The methodology used in this research is characterized as quantitative, qualitative, descrip ...
Ethics is intended to influence the improvement of the quality of teaching and learning through the redemption of moral values associated with the dedication of the students with their study methods. The objective of this study is to assess the importance of ethics as a reflection of the quality of education in Accounting course at the Faculty of Economics of the Federal University of Rio Grande do Sul. The methodology used in this research is characterized as quantitative, qualitative, descriptive and survey based on a questionnaire administered to students enrolled in the second semester of 2013 undergraduate degree in accounting from UFRGS, totaling 257. The students surveyed are 45.91% male, which shows that females was higher by 8.17%, have an average age of 24 and 89.10% had a steady income. 65.37% of respondents have attended or are attending the course on Ethics. The majority, 62.65% did not use or did not use glue or procedures plagiarism in papers and reviews that performs or performed. Regarding the issues related to ethics in the course on a scale of 0 (worst rating) to 10 (best reviewed), the research showed that greater importance was attributed to the following topics: ethics counter, respect and responsibility and education code social. Regarding the dedication in the course, as the previous review, the majority chose the next range of 10 to comply with the time (Q13), attendance (Q14), compliance with the proposed activities by Education Plan (Q15), dedication to perform the tasks required in the disciplines (Q16) and dedication to learning in the disciplines (Q17). It was observed, however, that even with the difficulties imposed by gainful activity, the majority of respondents demonstrated appropriate conduct with ethics. ...
Institution
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Faculdade de Ciências Econômicas. Curso de Ciências Contábeis.
Collections
This item is licensed under a Creative Commons License