O nêgo velho na psicologia : inquietações sobre adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas
Fecha
2019Nivel académico
Grado
Tipo
Resumo
O presente trabalho de conclusão de curso se desenvolve a partir da noção de Negô Velho e suas inquietações na trajetória do curso de psicologia e dos estágios de ênfase, em processos clínicos e nas políticas públicas. Homem negro de 58 anos de idade, filho de um casal inter-racial, mãe branca pai preto, nascido no início dos anos 60. Sua vida é recheada de fatos singulares, que marcam sua existência e vão dando pistas do porquê da escolha do curso de psicologia e a sua manutenção nele. Perde o ...
O presente trabalho de conclusão de curso se desenvolve a partir da noção de Negô Velho e suas inquietações na trajetória do curso de psicologia e dos estágios de ênfase, em processos clínicos e nas políticas públicas. Homem negro de 58 anos de idade, filho de um casal inter-racial, mãe branca pai preto, nascido no início dos anos 60. Sua vida é recheada de fatos singulares, que marcam sua existência e vão dando pistas do porquê da escolha do curso de psicologia e a sua manutenção nele. Perde o pai ainda criança, iniciando cedo demais a vida profissional. Trabalhou em diversos locais, ainda menor de idade. Serve ao exército por sete anos e pouco, desincorporado como Primeiro Tenente. Depois ingressa na Polícia Civil, exercendo as funções de investigador e escrivão de polícia, onde se aposenta, depois de 23 anos de trabalho. Ingressa no curso de psicologia pela política de cota dois anos depois. Essas profissões marcarão o aprendizado e a formação do psicólogo cunhado ao longo do curso. Como método o trabalho adotou-se a noção de “Escrevivências, da autora Conceição Evaristo. Essa metodologia privilegia a investigação e a produção de conhecimento através do contar narrativas particulares, mas que envolvem experiências coletivas, bem como, enovelam o autor e protagonistas. Esse compartilhamento e essas experiências vivências estão contidas nas três narrativas que compõem o conjunto de histórias expostas. A primeira narrativa é de um adolescente em cumprimento de media socioeducativa em meio aberto, numa unidade de execução de medida, vinculada a universidade. Sua trajetória escolar e as circunstâncias que se desdobram na ida dele à escola para fazer matrícula, expõe o racismo institucionalizado e o alcance das políticas públicas. A segunda história envolve um adolescente em execução de media em meio fechado, seus encontros e desencontros amorosos, que vão delimitando a constituição desse sujeito e os deslocamentos possíveis, através do atendimento psicológico. E a terceira estória retrata o percurso de uma adolescente numa unidade de execução de medida em meio fechado e sua obstinação pelo estabelecimento de um comportamento excelente que lhe daria a progressão de regime de internação. Foi possível ao final do trabalho deslumbrar as possibilidades de produção de conhecimento através das narrativas, apesar de se restringirem aos aspectos particulares de cada caso. ...
Institución
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Psicologia. Curso de Psicologia.
Colecciones
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