Show simple item record

dc.contributor.authorPinheiro, Leandro Rogériopt_BR
dc.date.accessioned2020-02-01T04:15:14Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.issn1982-3207pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205345pt_BR
dc.description.abstractAs problematizações apresentadas neste artigo partem de discussões no âmbito da sociologia das juventudes, destacando a experiência de escolarização entre jovens de localidades de periferia. Tomamos por objetivo analisar as inter-relações entre habitação da escola, interações sociáveis e demandas por trabalho entre estudantes de grupos populares. Para tanto, consideramos as contribuições de Simmel e Martín-Barbero acerca da sociabilidade e da condição juvenil contemporânea, respectivamente. A pesquisa foi realizada em três bairros da cidade de Porto Alegre/RS, entre os anos de 2016 e 2019, junto a estudantes de instituições públicas, fazendo uso da aplicação de questionários, de grupos de discussão e observação in loco. Percebemos a intensa utilização de celulares e redes sociais, havendo uma “mútua afetação” entre o ofício de aluno e a condição de jovem. As dinâmicas relacionais produzidas pelos jovens parecem indicar que ao imperativo moral de responsabilização e independência, muitas vezes associado ao mundo do trabalho, articulam-se de forma tensa disposições estéticas interativo-sociáveis no cotidiano escolarpt_BR
dc.description.abstractThe problematization presented in this article is engendered from discussions within the sociology of youth, highlighting the experience of schooling among young people from peripheral locations. We aim to analyze the interrelationships between social interactions, school housing and labor demands among students of popular groups. To that end, we have considered the contributions of Simmel and Martín-Barbero to sociability and contemporary youth experiences, respectively. This research was carried out in three neighborhoods of the city of Porto Alegre/RS, between 2016 and 2019, with students from public institutions, by using different techniques: applying questionnaires, deploying discussion groups and observation in loco. We perceive an intense use of cell phones and social networks, for there is a “mutual affectation” between being a student and being a youngster. The relational dynamics produced by young students seems to indicate that the moral imperative of accountability and independence -often associated with the working world- articulates with aesthetic dispositions for sociable interaction in daily school life.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofPolíticas educativas. Vol. 12, n. 2 (2019), p. 106-117pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectYouthen
dc.subjectRedes sociaispt_BR
dc.subjectSociabilitiesen
dc.subjectJuventudept_BR
dc.subjectSchoolen
dc.subjectWorken
dc.subjectSocial mediaen
dc.titleO imperativo do dever e as reverberações do sociável : juventudes, escola e trabalho nas periferiaspt_BR
dc.title.alternativeThe imperative of duty and the reverberations of the sociable : youth, school and work in the peripheriesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001108149pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record