"É popular bater em mulher?" violência contra a mulher : a escola como espaço de desnaturalização e transformação
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Data
2019Autor
Orientador
Nível acadêmico
Graduação
Assunto
Resumo
Nesta monografia realizo a pesquisa através de um estudo de caso buscando entender como a escola pode ser um espaço de prevenção e transformação do cenário da violência contra a mulher em nossa sociedade. Partindo das perspectivas de docentes, discentes e orientação escolar. Assim, trago ao longo da escrita minhas motivações para essa pesquisa, como também o cenário que me levou a escolha da instituição escolar pesquisada e sua breve contextualização. Retomo as leis e orientações que organizam ...
Nesta monografia realizo a pesquisa através de um estudo de caso buscando entender como a escola pode ser um espaço de prevenção e transformação do cenário da violência contra a mulher em nossa sociedade. Partindo das perspectivas de docentes, discentes e orientação escolar. Assim, trago ao longo da escrita minhas motivações para essa pesquisa, como também o cenário que me levou a escolha da instituição escolar pesquisada e sua breve contextualização. Retomo as leis e orientações que organizam a educação básica para fundamentar a temática na escola e o porquê de sua importância. Após, conceituo ‘violência contra a mulher’, bem como seu cenário no Brasil e como a escola também é um dos espaços de prevenção da violência contra a mulher. A seguir, abordo os dados da violência e feminicídio no Brasil demonstrando como a temática se mostra urgente. A partir disso faço a análise das entrevistas semi-estruturadas que realizei com docentes, orientação pedagógica e discentes. Analiso como eles conceituam a violência, se a temática é importante em sala de aula, se a escola é ou pode vir a ser um espaço de transformação, além das especificidades trazidas pelos entrevistados. Por fim, realizo considerações sobre a instituição, os alunos, os professores e a própria temática. Como os discentes acreditam na escola como um espaço propício para abordar temas sensíveis, principalmente em relação à temática da violência contra a mulher. ...
Résumé
Dans cette monographie, j’effectue une recherche à travers d’une étude de cas pour comprendre comme l’école peut être un espace de prévention et transformation du contexte de la violence contre la femme dans notre société. Partant des perspectives des enseignants, des élèves et de l’orientation scolaire. Ainsi, j’apporte au cours de l’écriture mes motivations pour cette recherche, comme aussi le contexte que m'a amené à choisir l'institution scolaire recherchée et sa brève contextualisation. Je ...
Dans cette monographie, j’effectue une recherche à travers d’une étude de cas pour comprendre comme l’école peut être un espace de prévention et transformation du contexte de la violence contre la femme dans notre société. Partant des perspectives des enseignants, des élèves et de l’orientation scolaire. Ainsi, j’apporte au cours de l’écriture mes motivations pour cette recherche, comme aussi le contexte que m'a amené à choisir l'institution scolaire recherchée et sa brève contextualisation. Je reviens aux lois et les orientations à propos de l'éducation basique pour justifier la thématique dans l’école et la raison de son importance. Après, je fais la conceptualisation de ‘violence contre la femme’, aussi bien de son contexte au Brésil et comme l’école est aussi un des espace de prévention contre la femme. À suivre, j’apporte les statistiques de violence et féminicide au Brésil en démontrant l’urgence de ce thème. À partir de cela, je fais l'analyse des entretiens semi-structurés que j’ai réalisés avec les enseignants, l’orientation pédagogique et les élèves. J'analyse le mode dont ils conceptualisent la violence, si le thème est important en classe, si l'école est ou peut devenir un espace de transformation, en plus des spécificités apportées par les personnes interrogées. Enfin, j’ai réalisé des considérations sur l'institution, les élèves, les enseignants et sur le propre thème. Comme les élèves croient dans l'école comme un espace propice pour aborder questions sensibles, surtout en relation avec le thème de la violence contre la femme. ...
Instituição
Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Instituto de Filosofia e Ciências Humanas. Curso de Ciências Sociais: Licenciatura.
Coleções
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TCC Ciências Sociais (750)
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