O cinema como criador de próteses : uma análise díldica de Os rapazes das calçadas
Fecha
2019Materia
Resumo
Os anos da ditadura militar brasileira de 1964-1985 foram marcados, nas produções audiovisuais, por uma forte representação abjeta e cisheteronormativa das multidões sexopolíticas. Nossa premissa é a existência de linhas de fuga em tais lógicas. Nos aproximamos de gêneros fílmicos produzidos na época – mais especificamente, a pornochanchada e a pornografia explícita –, para investigar tais questões. Elencamos, para a construção desta análise, a película Os rapazes das calçadas, lançada em 1981. ...
Os anos da ditadura militar brasileira de 1964-1985 foram marcados, nas produções audiovisuais, por uma forte representação abjeta e cisheteronormativa das multidões sexopolíticas. Nossa premissa é a existência de linhas de fuga em tais lógicas. Nos aproximamos de gêneros fílmicos produzidos na época – mais especificamente, a pornochanchada e a pornografia explícita –, para investigar tais questões. Elencamos, para a construção desta análise, a película Os rapazes das calçadas, lançada em 1981. Operamos a análise fílmica em diálogo com a interpretação do sonho, na psicanálise; mais precisamente, com a articulação entre trabalho do sonho e trabalho do filme, proposta por Thierry Kuntzel. Além disso, entendemos, em sintonia com Preciado, que o cinema consiste em uma prótese de sonhos. Tais próteses permitem deslocar a coincidência entre carne e corpo, assim como contrassexualizar o prazer narrativo-visual. Tecendo diálogos com as análises fílmicas, a psicanálise e a teoria queer, propomos pensar o cinema, além de prótese de sonho, sobretudo como criador de próteses. Nesse sentido, também propomos o deslocamento da análise fílmica, aqui, para o que chamamos de análise díldica, isto é, a prótese-dildo entendida a partir do cinema. ...
Abstract
The 1964-1985’s Brazilian military dictatorship were marked, in audiovisuals productions, by a strong abject and cisheteronormative representation of the sexpolitical multitudes. Our premise is the existence of lines of flight in such logics. We approach the film genres produced at the time – more specifically, the pornochanchada and the explicit pornography – to investigate such issues. For the construction of this analysis, we have chosen the film Os rapazes das calçadas, released at 1981. We ...
The 1964-1985’s Brazilian military dictatorship were marked, in audiovisuals productions, by a strong abject and cisheteronormative representation of the sexpolitical multitudes. Our premise is the existence of lines of flight in such logics. We approach the film genres produced at the time – more specifically, the pornochanchada and the explicit pornography – to investigate such issues. For the construction of this analysis, we have chosen the film Os rapazes das calçadas, released at 1981. We operate the film analysis in dialogue with the dream interpretation in psychoanalysis; more precisely, with the articulation between dream work and film work, proposed by Thierry Kuntzel. In addition, we understand, in tune with Preciado, that cinema consists in a prosthesis of dreams. Such prostheses allow displace the coincidence between flesh and body, as well as countersexualize the narrative-visual pleasure. By means of dialogues with the filmic analysis, psychoanalysis and queer theory, we propose to think cinema, beyond as a dream prosthesis, especially as a prostheses creator. In this sense, we also propose the displacement of the filmic analysis to what we call dildic analysis, that is, the prosthesis-dildo understood from the cinema. ...
Resumen
Los años de la dictadura militar brasileña de 1964-1985 fueron marcados, en las producciones audiovisuales, por una fuerte representación abyecta y cisheteronormativa de las multitudes sexopolíticas. Nuestra premisa es la existencia de líneas de fuga en tales lógicas. Nos acercamos a géneros fílmicos producidos en la época – más específicamente, la pornochanchada y la pornografía explícita –, para investigar tales cuestiones. Para la construcción de este análisis, elencamos la película Os rapaz ...
Los años de la dictadura militar brasileña de 1964-1985 fueron marcados, en las producciones audiovisuales, por una fuerte representación abyecta y cisheteronormativa de las multitudes sexopolíticas. Nuestra premisa es la existencia de líneas de fuga en tales lógicas. Nos acercamos a géneros fílmicos producidos en la época – más específicamente, la pornochanchada y la pornografía explícita –, para investigar tales cuestiones. Para la construcción de este análisis, elencamos la película Os rapazes das calçadas, lanzada en 1981. Operamos el análisis fílmico en diálogo con la interpretación del sueño, en el psicoanálisis; más precisamente, con la articulación entre trabajo del sueño y trabajo del film, propuesta por Thierry Kuntzel. Además, entendemos, en sintonía con Preciado, que el cine consiste en una prótesis de sueños. Tales prótesis permiten desplazar la coincidencia entre carne y cuerpo, así como contrassexualizar el placer narrativo-visual. Haciendo diálogos con los análisis fílmicos, el psicoanálisis y la teoría queer, proponemos pensar el cine, además de prótesis de sueño, sobre todo como creador de prótesis. En ese sentido, también proponemos el desplazamiento del análisis fílmico, aquí, para lo que llamamos análisis díldico, es decir, la prótesis-dildo entendida a partir del cine. ...
En
Periódicus. Salvador: UFBA, 2007-. Vol. 1, n. 11 (maio/out. 2019), p. 234-249
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