A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes
dc.contributor.advisor | Kaercher, Nestor André | pt_BR |
dc.contributor.author | Rigoni, Paulo Roberto | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2020-01-31T04:12:11Z | pt_BR |
dc.date.issued | 2019 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10183/205155 | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”. | pt_BR |
dc.description.abstract | This work aims to present the importance of practical activities and demonstrations with programmatic contents in class towards consistent learning and the strengthening of the teacher-student interaction. This work, the fruit of personal experiences in Elementary and High Schools, seeks to show the relevance of well understanding the concept of affectivity, especially emotion, ever so present in the classroom, and of mediation in practical activities and demonstrations. The teacher-student interaction is broached according to Reuven Feuerstein’s Theory of Mediated Learning Experience, in which the teacher/mediator selects and channels the stimuli (intentionality). In the student’s response (reciprocity), there is the possibility of correction of defective cognitive functions by the mediator. Because of their richness of stimuli, environments well planned and prepared with practical activities and demonstrations bring out the student’s interest, make learning easier and promote the proximity of the “educational pair”. | en |
dc.format.mimetype | application/pdf | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Open Access | en |
dc.subject | Prática docente | pt_BR |
dc.subject | Learning | en |
dc.subject | Affectivity | en |
dc.subject | Aprendizagem baseada em práticas | pt_BR |
dc.subject | Intencionalidade | pt_BR |
dc.subject | Mediation | en |
dc.subject | Cognition | en |
dc.subject | Intentionality | en |
dc.subject | Reciprocity | en |
dc.title | A importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentes | pt_BR |
dc.type | Trabalho de conclusão de graduação | pt_BR |
dc.identifier.nrb | 001111112 | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | pt_BR |
dc.degree.department | Instituto de Geociências | pt_BR |
dc.degree.local | Porto Alegre, BR-RS | pt_BR |
dc.degree.date | 2019 | pt_BR |
dc.degree.graduation | Geografia: Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.level | graduação | pt_BR |
Este item está licenciado na Creative Commons License
-
TCC Geografia (463)