Mostrar el registro sencillo del ítem

dc.contributor.advisorKaercher, Nestor Andrépt_BR
dc.contributor.authorRigoni, Paulo Robertopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-31T04:12:11Zpt_BR
dc.date.issued2019pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/205155pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho visa a apresentar a importância das práticas e demonstrações com conteúdos programáticos em sala de aula para uma aprendizagem consistente e para o fortalecimento da interação professor-aluno. Nesta obra, fruto de experiência pessoal em escolas de Ensino Fundamental e Médio, procura-se mostrar a relevância de bem compreender o conceito de afetividade, particularmente da emoção, tão presente na sala de aula, e de mediação em práticas e demonstrações. A interação professor-aluno é abordada segundo a Teoria da Aprendizagem Mediada de Reuven Feuerstein, segundo a qual o professor/mediador seleciona e canaliza os estímulos (intencionalidade). Na resposta do aluno (reciprocidade), há a possibilidade de o mediador corrigir funções cognitivas deficientes. Ambientes bem planejados e preparados com práticas e demonstrações, por serem ricos em estímulos, despertam o interesse do aluno, facilitam a aprendizagem e promovem a aproximação do “par educativo”.pt_BR
dc.description.abstractThis work aims to present the importance of practical activities and demonstrations with programmatic contents in class towards consistent learning and the strengthening of the teacher-student interaction. This work, the fruit of personal experiences in Elementary and High Schools, seeks to show the relevance of well understanding the concept of affectivity, especially emotion, ever so present in the classroom, and of mediation in practical activities and demonstrations. The teacher-student interaction is broached according to Reuven Feuerstein’s Theory of Mediated Learning Experience, in which the teacher/mediator selects and channels the stimuli (intentionality). In the student’s response (reciprocity), there is the possibility of correction of defective cognitive functions by the mediator. Because of their richness of stimuli, environments well planned and prepared with practical activities and demonstrations bring out the student’s interest, make learning easier and promote the proximity of the “educational pair”.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectPrática docentept_BR
dc.subjectLearningen
dc.subjectAffectivityen
dc.subjectAprendizagem baseada em práticaspt_BR
dc.subjectIntencionalidadept_BR
dc.subjectMediationen
dc.subjectCognitionen
dc.subjectIntentionalityen
dc.subjectReciprocityen
dc.titleA importância das práticas e demonstrações no processo de aprendizagem dos discentespt_BR
dc.typeTrabalho de conclusão de graduaçãopt_BR
dc.identifier.nrb001111112pt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal do Rio Grande do Sulpt_BR
dc.degree.departmentInstituto de Geociênciaspt_BR
dc.degree.localPorto Alegre, BR-RSpt_BR
dc.degree.date2019pt_BR
dc.degree.graduationGeografia: Licenciaturapt_BR
dc.degree.levelgraduaçãopt_BR


Ficheros en el ítem

Thumbnail
   

Este ítem está licenciado en la Creative Commons License

Mostrar el registro sencillo del ítem