Show simple item record

dc.contributor.authorPasqualetto, Terrimar Ignaciopt_BR
dc.contributor.authorVeit, Eliane Angelapt_BR
dc.contributor.authorAraujo, Ives Solanopt_BR
dc.date.accessioned2020-01-24T04:09:29Zpt_BR
dc.date.issued2017pt_BR
dc.identifier.issn1806-5104pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10183/204957pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho apresenta uma revisão da literatura sobre a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) no contexto do Ensino de Física. O objetivo é apresentar uma breve revisão histórica da ABP e traçar um panorama das publicações da área a fim de identificar e descrever as principais concepções e orientações metodológicas a respeito da ABP, bem como os referenciais teóricos de aprendizagem e metodologias de pesquisa que têm sido utilizados. Os resultados apontam predominância da metodologia qualitativa nas pesquisas sobre o tema, considerável dispersão das concepções e orientações metodológicas e preocupante descuido acerca dos referenciais teóricos de aprendizagem.pt_BR
dc.description.abstractThis work presents a literature review on Project-Based Learning (PBL) in the context of Physics Education. It aims at both presenting a brief historical review of PBL and providing an overview of the publications in this field in order to identify and describe the main concepts and methodological guidelines for PBL, as well as the theoretical frameworks and research methodologies that have been used. The results show the prevalence of qualitative methodology in the research on this subject, considerable dispersion of concepts and methodological guidelines, and recklessness concerning the theoretical frameworks.en
dc.format.mimetypeapplication/pdfpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.relation.ispartofRevista brasileira de pesquisa em educação em ciências. Porto Alegre. Vol. 17, n. 2 (Ago. 2017), p. 551–577pt_BR
dc.rightsOpen Accessen
dc.subjectEnsino de físicapt_BR
dc.subjectPhysics educationen
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subjectProject-based learningen
dc.titleAprendizagem baseada em projetos no ensino de Física : uma revisão da literaturapt_BR
dc.title.alternativeProject-based learning in Physics Education : an example from the controversy on the ontological status of inertial forcesen
dc.typeArtigo de periódicopt_BR
dc.identifier.nrb001047500pt_BR
dc.type.originNacionalpt_BR


Files in this item

Thumbnail
   

This item is licensed under a Creative Commons License

Show simple item record